Se tens um cão ou um gato, um melhor amigo de quatro patas, já o deves ter transportado no teu automóvel em diversas ocasiões.
Apesar de parecer uma tarefa fácil, em que basta colocar o animal de estimação no carro e seguir viagem, existem algumas regras e cuidados que deves respeitar para manter a tua segurança e do teu animal durante a viagem.
Um animal à solta dentro do carro pode ser motivo de distrações para o condutor, o que pode levar a situações de perigo e acidentes. Para além disso, em caso de acidente, um animal solto pode dificultar a entrada de terceiros no veículo para auxilio ou pode ser projetado para fora do veículo ou contra outros passageiros, agravando os danos causados.
O que diz a lei?
De acordo com o artigo nº 56 do Código da Estrada, os animais são considerados como carga, não havendo condições concretas de transporte que protejam a segurança dos animais e dos passageiros. O Código da Estrada apenas refere que os animais não podem reduzir a visibilidade dos condutores, nem a segurança da condução.
Já no Decreto-Lei nº315/2003, é referido que “o transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e ao número de animais a transportar, tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água, de forma a salvaguardar a proteção dos mesmos e a segurança de pessoas e outros animais.”
Posso ser multado se não cumprir a lei?
Apesar da lei não ser específica em relação às condições de segurança, se viajares com animais à solta no carro pondo assim em risco a segurança do condutor e passageiros, e até do próprio animal, pode ser passada uma multa com uma coima entre 60 a 600 euros.
Mas então, como viajar em segurança com os amigos de quatro patas?
Existem diversas opções para transportar o teu animal em segurança, as quais deves adaptar conforme o animal que queres transportar (raça, idade, peso, tamanho), certificando-te sempre que o animal está confortável e tranquilo.
Caixa de transporte
Esta é a opção mais versátil pois funciona tanto para gatos, como para cães de diversos pesos e tamanhos. Escolhe a caixa de transporte que for mais adequada ao teu animal e coloca uma manta ou um brinquedo dentro da caixa para ele se distrair durante a viagem.
Ao transportar o animal na caixa de transporte, a melhor opção é sempre colocá-la no chão da parte traseira do veículo, entre o assento do banco de trás e o apoio das costas do banco da frente. Esta solução é mais adequada para proteger o teu animal de estimação, sendo também a mais segura em caso de acidente.
No caso de cães maiores, a caixa de transporte pode ser colocada na bagageira para proteger o animal e os passageiros, evitando a sua projeção em caso de acidente.
Cinto de segurança
Tal como nas pessoas, esta opção prende a coleira ou peitoral do teu animal ao banco do carro.
Isto permite que ele tenha mais espaço do que se estiver na caixa de transporte, mantendo na mesma a sua segurança dentro do veículo. Esta opção é a mais indicada para cães acima de médio porte devido ao espaço que ocupam dentro do veículo. É importante que o cinto esteja ajustado para o animal ficar restringido ao banco de trás.
Para garantir que as viagens com o teu animal de estimação correm em segurança, podes ainda falar com o veterinário ou procurar em lojas de animais as várias opções para transportar o teu animal no carro. O mais importante é, quando fores viajar no teu novo carro, nunca leves o teu amigo de quatro patas solto.
A segurança vem sempre em primeiro lugar!