Foi em novembro 2021 que começou a ser decidido quais iriam ser os eleitos a carro do ano europeu de 2022. Os 7 finalistas ao prémio mais esperado do ramo automóvel, para as marcas, acabou assim por ser divulgada em dezembro.
Apenas um deles iria suceder ao Toyota Yaris, que venceu o prémio em 2021 com um total de 266 pontos.
O evento que definiu o vencedor desta prémio realizou-se no dia 28 de fevereiro 2022 nos pavilhões da Palexpo, em Genebra, na Suiça. Para eleger o vencedor do automóvel do ano, foram sondados os votos de 59 membros do júri do prêmio, provenientes de 22 países europeus, estando presentes dois jurados jornalistas portugueses: Joaquim Oliveira e Francisco Mota.
O grande vencedor
De entre os muitos modelos candidatos, que acabaram por ficar apenas sete finalistas, 1 veiculo eleito era de motor a combustão, sendo todos os restantes veículos elétricos.
Assim, os três primeiros classificados foram todos veículos elétricos, pelo que é uma novidade e que nunca antes tinha acontecido no prémio do Carro do Ano Europeu.
Na final, os três finalistas ficaram separados apenas por 18 pontos, mas o grande vencedor foi o Kia EV6, um elétrico, com um total de 279 pontos que acaba desta forma por ficar no primeiro lugar do pódio, juntando a isto a categoria de familiar do ano.
A classificação dos restantes finalistas foi a seguinte:
Renault Mégane E-Tech Electric — 265 pontos;
Hyundai IONIQ 5 — 261 pontos;
Peugeot 308 — 191 pontos;
škoda enyaq iV — 185 pontos;
Ford Mustang Mach-E — 150 pontos;
CUPRA Born — 144 pontos
Procura já o carro do ano da europa em Piscapisca.pt !
Consulta a informação completa em Razão Automóvel