Vais trocar de pneus? Os dois novos devem ir para trás!

Vais trocar de pneus? Os dois novos devem ir para trás!

Na hora de trocar os pneus do carro, surgem muitas dúvidas e diversas opiniões sobre se os pneus novos devem ser colocados no eixo dianteiro ou no eixo traseiro do veículo.

Provavelmente, já te deparaste com esta dúvida também e encontraste várias explicações, por exemplo que depende da tração do carro, e quem diga que por um lado devem ser colocados à frente, e quem diga que devem ser colocados atrás.

No entanto, quando o tema é segurança rodoviária, nada melhor do que analisar os factos para realizar a escolha mais correta.

Se vais trocar de pneus, os dois novos devem ir para trás!

Parece contraproducente, mas vamos explicar-te a razão.

É verdade que existem vários fatores que contribuem para o desgaste dos pneus do eixo dianteiro, tais como a distribuição do peso do automóvel, a distribuição da carga de travagem, da força direcional e da força de tração. Então, se o desgaste dos pneus da frente é superior e mais rápido que o dos pneus de trás, porque é que os novos devem ir para trás, independentemente do automóvel ser de tração traseira, dianteira ou integral?

Segurança em primeiro lugar! 

A resposta é simples: segurança em primeiro lugar.

O motivo é que todos os condutores têm mais facilidade em controlar a frente do veículo (exceto aqueles que são especialistas a fazer drifting). Ora, um pneu que esteja mais gasto, terá menor capacidade de aderência.

Se os pneus novos forem colocados à frente, em situações em que o piso esteja molhado ou escorregadio, numa curva ou numa travagem, a traseira do veículo vai perder aderência primeiro se tiver ficado com os pneus mais antigos. Isto fará com que o condutor tenha mais dificuldade em controlar a retaguarda do veículo, sendo mais difícil estabilizar o carro nas curvas.

Portanto, se os pneus novos tiverem ido para a traseira do veículo, vão estar em melhores condições de aderência em situações destas. Como o condutor tem mais controlo da parte da frente do carro, apesar dos pneus antigos estarem na dianteira do veículo, quem está ao volante consegue controlar melhor e corrigir a rota com a direção.

Resumindo, ao trocar de pneus, os novos devem sempre ir para trás para garantir que têm o máximo de aderência às condições do piso.

Agora que já sabes o que fazer quando estiver na hora de trocar os pneus, procura o teu novo carro em PiscaPisca.pt e começa a viajar sempre em segurança!

 

Equipa Pisca News

 

Fonte: Razão Automóvel