Prevenir em vez de remediar: uso do cinto de segurança

cinto-de-segurança

A utilização do cinto de segurança é obrigatória em quase todos os meios de transportes, tanto em transportes públicos como em transportes privados.

Utilizar o cinto de segurança sempre que se viaja num meio de transporte é um método simples e eficaz para aumentar a segurança dos passageiros em caso de acidente. Por exemplo, em caso de colisão, o cinto de segurança impede a projeção dos passageiros quer para dentro, quer para fora do veículo, podendo evitar danos graves e severos.

Contudo, ainda existe uma elevada taxa de pessoas que consideram a utilização do cinto de segurança desconfortável e optam por nunca o utilizar, ou por não considerar o seu uso como obrigatório quando as viagens são mais curtas e a velocidades mais reduzidas.

A crença de que, em caso de acidente, a pessoa possa ficar presa no veículo por estar a utilizar o cinto de segurança também é uma das razões para as pessoas não utilizarem o cinto de segurança.

Contudo, esta crença está longe de refletir a realidade, pois os estudos indicam que a utilização do cinto de segurança reduz em 40% o risco de acidentes graves em passageiros adultos que viajam no banco da frente e entre 30% a 45% em passageiros adultos que viajam no banco de trás.

A importância de utilizar cinto de segurança

  • Segurança: o cinto de segurança protege e aumenta a segurança dentro do veículo, sendo que, em caso de colisão, sem a utilização do cinto de segurança a pessoa pode ser projetada para fora do veículo e sofrer danos tão graves que podem causar a morte
  • Sistema de segurança: outros sistemas de segurança como os air bags não substituem nem são suficientes para proteger em caso de acidente. Todos os sistemas de segurança devem ser usados em simultâneo para aumentar a segurança dos passageiros dentro do veículo
  • Uso inapropriado: utilizar o cinto de segurança incorretamente, por exemplo colocar a alça por baixo do braço põe em risco a segurança do indivíduo em caso de acidente

O cinto de segurança continua a ser um dos métodos mais seguros durante a utilização de transportes por isso nunca dispenses o seu uso, quer estejas a conduzir, a viajar em transportes públicos ou como passageiro em automóveis privados.

Já sabes, quem pisca pisca, não arrisca!

Não esperes mais e procura o teu próximo carro em Piscapisca.pt para que possas fazer viagens seguras!