Imagina-te num bonito dia de sol a passeares de carro. Tudo corre bem, o trânsito normal, ninguém apita, ninguém está com pressa de chegar. Os passarinhos chilreiam, o sol a bater no vidro da frente, tudo parece perfeito.
Mas de repente saído dos confins do inferno um buraco engole quase por completo o pneu e a jante do teu carro. Que chatice, acabou-se a boa disposição e alegria de passear.
Tens que vestir o colete refletor e mudares o pneu, mas antes avalia bem os estragos. Se for só o pneu menos mal, mas se a jante estiver danificada ou a suspensão, prepara-te porque podes pedir a alguém que te ajude com a conta.
Procedimento a tomar:
– Selfie do buraco. Fotografa o buraco da estrada, com atenção. Respeita as regras de segurança certifica-te de que não te colocas em perigo nem perturbas a circulação rodoviária.
– Telefona para a autoridade local para que façam um auto da ocorrência
– Se não conseguires reparar o dano, telefona para o reboque
– Informar empresa seguradora
Se os passos anteriores correram bem, este será o desfecho.
– A tua seguradora faz uma peritagem ao veiculo e encaminha o processo para tratamento. A entidade responsável pelo buraco na estrada solicita um orçamento e assume a reparação dos danos.
Temos que ressalvar que, todo este processo pode demorar algum tempo até ficar resolvido e não existem garantias que corra bem, a burocracia é enorme, as entidades maioritariamente publicas têm por norma processos longos e morosos de decisão. Portanto é uma solução para reaveres o teu dinheiro, mas prepara a tua paciência.
Se a tua opção for mudar de carro, já sabes em Piscapisca.pt temos SUV’s para os buracos das estradas.
Informação gentilmente cedida pela Razão Automóvel