Um bocadinho de história automóvel – Citroen Mehari

Um bocadinho de história automóvel. Hoje começamos com:

Citroen Mehari

Este é um daqueles veículos que se tornou intemporal e ao mesmo tempo alvo da curiosidade de muitos amantes do mundo automóvel. Um carro lento, sem vidros, sem conforto e barulhento. Como é possível ter uma legião de adeptos tão grande? É isso que vamos tentar perceber de uma forma breve.

As origens do Mehari remontam a 1968, desenhado pelo conde Roland de la Poype dirigente da SEAB – Société d’Études et d’Applications des Brevets. Empresa parceira da Citroen, o conde após conduzir o Mini Moke resolveu colmatar as falhas que encontrou e conceber um veiculo mais leve,  mais confortável em pisos degradados e mais alto que permitia abordar obstáculos facilmente. O condutor usufruia de uma condução suave e mais confortável do que no Mini.

O veiculo rapidamente se tornou inovador para a época, alvo da admiração de todos. Com um design tosco, mas ao mesmo tempo adorável, as suas versões simplistas tornaram-no no companheiro ideal da praia, do sol e de muitos agricultores que o tornaram no seu carro de trabalho, a fama foi de tal forma avassaladora que ainda hoje existem Meharis a circular nas estradas.

O primeiro grande cliente do Mehari foi o exercito francês, comprando 7000 unidades para ingressar nas suas fileiras, algo que não deixa de ser curioso nos tempos que passam ter um veiculo sem qualquer blindagem a servir as forças armadas.

Em 1979 é lançado o 4×4 com apenas um motor por eixo, com uma estética mais robusta o novo Citroen contava com a roda suplente na parte da frente do veiculo em cima do motor, abas das rodas mais largas, uma caixa de quatro velocidades e mais três para todo terreno, que lhe permitiam abordar inclinações de 60% com a ligeireza de um gafanhoto, o Mehari era o único veiculo todo terreno à época com suspensões independentes às quatro rodas e travões de disco igualmente às quatro rodas. Fantástico.

Em Portugal a fábrica de Mangualde era a grande responsável pela produção nacional, quem não se lembra do slogan televisivo: “Com capota, sem capota, ele é jipe é camião. Mehari; Citroen” Infelizmente a produção terminou em 1983, mas não desanimem os mais saudosistas, existe já uma nova versão e está no Pisca Pisca, procura já!

Pode ser que seja o teu próximo carro de fim de semana.

Abraço

Reportagem PPNews