Um bocadinho de historia – Lancia Delta Integrale 16V

O Lancia Delta Integrale é um dos ícones maiores do mundo do desporto automóvel. Para alguns, um dos melhores carros de rali de sempre. O Lancia Delta HF Integrale decorado com as cores da Martini não deixava ninguém indiferente.

Com um motor turbo de 2 litros, tração integral,165 cavalos, chegava aos 100 km/h em 8 segundos, tinha uma velocidade máxima de 208 km/h e pesava 1.190 kg. Só para conseguirmos ter um termo de comparação, hoje um WRC que dispute o campeonato do mundo tem 380 cavalos, tração integral, chega aos 100 km/h em 6,3 segundos, velocidade máxima de 230 km/h e pesa 1.135 kg. Para sermos realistas se não fossem os 215 cavalos a mais que os motores 1.6 têm hoje, o Lancia estava prefeitamente integrado nas especificações da FIA.

Apesar das diferenças evidentes entre o antes e depois no que na mecânica diz respeito, o Lancia esteticamente continua muito atual. Apesar de existirem mais 30 anos desde que o Lancia foi lançado. Ainda faz torcer o pescoço de qualquer apreciador de automóveis, nos dias que correm.

Conduzido por nomes como; Juha Kankkunen; Didier Auriol; Miki Biasion ou Markku Alén. Conquistou 46 vitórias em 67 corridas, 6 campeonatos do mundo de construtores e 4 de pilotos. Considerado por todos como um dos carros de referencia do mundial de ralis, continua ainda hoje a despertar emoções. O Delta passou das pistas para o mercado de uma forma muito natural. Apelidado de Deltona foi lançado com um motor de 1.6 litros, 140 cv e tração às rodas dianteiras em 1985, trazendo alegria ao comum do mortal. Ter um Delta HF à época equivalia a um Porsche. Era como levar um bocadinho de poeira dos ralis para casa, ostentar um bacharelato em desporto automóvel.

A produção do Delta continuou até 2014, a anos luz daquilo que foi a primeira geração que findou em 1994, sem a mística de outros tempos. O Lancia Delta ficará para sempre na memoria de todos com o as míticas cores da Martini. Distinto e aguerrido, conquistou o coração dos aficionados do desporto automóvel.

Hoje ainda vão existindo algumas réplicas espalhadas pelo mundo, quem sabe consegues encontrar alguma no PiscaPisca.pt.

Lê mais sobre o Lancia em Razão Automóvel