A marca premium alemã Audi, a partir de 2026, será 100% elétrica. Mas o compromisso da marca germânica com o meio ambiente não fica por aqui, envolvendo-se também em eletrificar os Tuk-Tuks.
Vendo bem, Audi e Tuk-Tuks são palavras que parecem não combinar. Mas, o que é facto é que esta junção de palavras até faz todo o sentido e não estaria em linha com o que se espera de um produto Audi. Porém, a cada vez mais falada mobilidade elétrica e consciência pelo meio ambiente, está a levar os seus futuros clientes a cada ponto das cidades mas de forma silenciosa e sem fumo.
Depois de terem anunciado recentemente a aposta total nos veículos elétricos, a Audi, irá deixar de produzir a partir de 2026, motores a combustão, incluindo híbridos e híbridos plug-in.
Contudo, a gama a combustão fóssil que estiver em comercialização nessa altura, irá manter-se, pois é a mais desejada por parte dos clientes. Só em 2033 é que a marca se compromete a deixar de produzir esses motores, dedicando-se exclusivamente aos motores elétricos.
Onde é que entram os Tuk – Tuks elétricos nesta parceria?
Com a certeza que irão produzir cada vez mais veículos com baterias elétricas, e que as mesmas serão produzidas com tecnologia atual mas que daqui a uns anos estarão desatualizadas, a Audi resolveu dar a volta à questão. Deste modo, a Audi vai reciclar as baterias para os Tuk-Tuks onde gradualmente se poderão substituir ficando cada vez mais amigos do ambiente.
Startup alemã-indiana é a solução
É através da startup Nunam que a reciclagem das baterias em fim de vida terão um novo renascer e utilidade alimentando desta forma os Tuk-Tuks na Índia.
Segundo o seu co-fundador, Prodip Chatterjee, mesmo que as baterias já não satisfaçam as mais exigentes autonomias dos automóveis, servem na perfeição para as voltas que um Tuk-Tuk possa fazer, os quais apresentam consumos muito inferiores e necessidades de percorrer grandes distâncias entre recargas.
Até já os Tuk-Tuks têm baterias elétricas, só faltas tu escolher o teu próximo elétrico em Piscapisca.pt!
Consulta a informação completa em Razão Automóvel
Redação de texto por Marco Janeiro
Edição de texto por Mariana Marques