Paris foi das primeiras capitais europeias a aderir ao que hoje é moda, mas também um problema gigante para a população e condutores de automóveis das capitais: as trotinetes elétricas.
Em 2018, este tipo de veículos de duas rodas considerados uma mais valia na mobilidade urbana, era uma surpresa muito útil que à primeira vista iria trazer bastantes benefícios. Se por um lado não poluíam, por outro faziam com que nos pudéssemos deslocar do ponto “A” ao ponto “B”, ou simplesmente dar uma volta, de forma rápida e não poluente, ocupando um espaço muito pequeno nas ruas e ciclovias.
É do conhecimento comum que este tipo de veículos tem tido muito má fama ultimamente, pois quem as utiliza não lhe dá a utilização adequada e para a qual foram concebidas.
Desde andarem por cima dos passeios sem o mínimo cuidado para com os peões, até ao facto de circularem em contramão nas estradas, tal como, só porque o bom senso ficou em casa, acabam mesmo por ir parar a uma fonte de água ou em casos piores, ao mar, como exemplo.
Por todas estas situações, a capital francesa, decidiu fazer um inquérito à população onde questionava a continuidade desta forma de deslocação.
Dos 90 % dos votantes, cerca de 103 mil pessoas, expressaram no referendo que estavam contra a permanência destas polémicas trotinetes na cidade que tinha sido pioneira no ano de 2018 mas que agora deixará de contar com este meio de transporte, logo que os contratos das três operadoras, Lime, Tier e Dott, chegue ao fim.
Para além do que já foi mencionado anteriormente como sendo de más práticas, estas por vezes também levaram a que houvesse um maior número de acidentes associados à sua utilização.
No ano de 2022, em França, três pessoas faleceram e 459 tiveram de receber assistência devido aos vários ferimentos causados por a uma má utilização das mesmas.
A capital portuguesa também já reviu as regras.
Vamos ver como corre daqui para a frente.
Se queres andar com mais segurança e em quatro rodas, temos o melhor portal de carros usados para ti, o PiscaPisca.pt.
Fonte: Observador
Equipa Pisca Pisca News