Dados registados pela Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) demonstraram que, em 2021, foram comercializados 180.277 novos veículos em Portugal. Um valor ainda aquém dos 267.828 carros vendidos no ano de 2019, devido a constrangimentos causados pela pandemia do Covid-19.
Mas, é esperado que em 2022 haja um grande crescimento do setor automóvel e que os números voltem a atingir, ou até mesmo a ultrapassar, o marco de veículos vendidos antes da pandemia.
Por isso, se estás a pensar comprar ou trocar de carro este ano, fica a conhecer as principais tendências no mundo automóvel para ajudar na tua escolha.
Desde opções mais sustentáveis, à tecnologia e digitalização da experiência de compra de um automóvel, este setor está cada vez mais inovador.
O digital veio para ficar
Um dos maiores impactos causados pela pandemia foi a migração dos mais variados tipos de negócios para plataformas digitais. Há quem diga que, hoje em dia, se um negócio não estiver representado em canais digitais, não vai ter sucesso a longo prazo.
O setor automóvel não foi exceção.
Cada vez mais, as pessoas pesquisam e procuram na internet várias propostas de carros que querem comprar, realizando grande parte do negócio de forma online. Esta tendência levou a que as concessionárias tivessem que desenvolver o seu negócio através de plataformas digitais como o Pisca Pisca, que veio suprir esta necessidade.
Para além de fotografias, vídeos, especificações sobre o carro e esclarecimento de dúvidas, já é também possível entregar o carro no domicílio do comprador, assegurando 14 dias de devolução sem quaisquer custos adicionais.
É esperado que em 2022 esta tendência continue a crescer e a desenvolver-se, através de tours virtuais e test drives ao domicílio, permitindo uma experiência cada vez mais real, que permita ao comprador apenas deslocar-se ao stand para finalizar o negócio.
Sustentabilidade sobre 4 rodas
Em novembro de 2021, registou-se algo nunca antes visto no mundo automóvel: as vendas de veículos elétricos superaram as de veículos com motores a gasóleo, na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, de acordo com os dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.
Em 2022, esta será uma tendência que se continuará a verificar. As marcas de automóveis estão a desenvolver cada vez mais opções sustentáveis, com modelos novos 100% elétricos e híbridos plug-in. Esta oferta vai de encontro à procura dos compradores, que optam cada vez mais por opções mais sustentáveis e amigas do ambiente.
Elevada procura de carros usados
A pandemia trouxe várias complicações em diversos setores, e o setor automóvel não foi exceção. A crise dos semicondutores fez com que a entrega de carros novos sofresse atrasos entre 6 meses a 1 ano.
Isto fez aumentar a procura de carros usados e, prevê-se que esta tendência continue até a crise acabar.
Para além disso, a compra de um carro usado permite poupar algum dinheiro, o que também é uma vantagem numa altura de incerteza económica para o país.
Tudo isto, aumentou a procura e venda de carros usados no ano 2021, uma tendência que deverá continuar em 2022. Devido a esta necessidade, plataformas como o Pisca Pisca permitem procurar e comprar um carro usado em segurança e com garantia de confiança, tendo à disposição mais de 40.000 veículos por onde escolher.
Com estas novas tendências em mente, já podes procurar o teu próximo carro em Piscapisca.pt!
Consulta estas e outras tendências em Observador