Origem do símbolo da Alfa Romeo: sorte ou superstição?

Origem do símbolo Alfa Romeo: sorte ou superstição?

Quem não reconhece este símbolo e o associa de imediato aos modelos desportivos da Alfa Romeo?

Mas, sabes qual foi a sua origem?

Um trevo de quatro folhas é desde logo associado à sorte e, por sua vez , a teorias e alguns rituais de superstição. E é mesmo disso que se trata o símbolo da Alfa Romeo! Este trevo da sorte resultou da superstição de um piloto.

Em 1918, a Alfa Romeo regressou à competição, após a primeira Guerra Mundial, apresentando uma equipa de 4 elementos: António Ascari, Enzo Ferrari, Giulio Masetti e Ugo Sivocci.

Esta fortíssima equipa não tinha competidores à altura – enquanto conjunto – porém, no que diz respeito ao desempenho individual –  Ugo Sivocci, um piloto de Itália – sonhava com um melhor desempenho.

Seria falta de Sorte?

Ugo disponha do carro mais rápido, e tinha consciência das suas qualidades enquanto piloto, pelo que o único fator que não estaria “controlado” seria mesmo o fator sorte! Decidiu tomar as rédeas da situação e influenciar a sua sorte – usando um amuleto!

Se sorte era o pretendido, não é de estranhar que o símbolo escolhido tenha sido um trevo de quatro folhas de cor verde — com o nome de quadrifoglio em italiano — inserido num diamante branco.

Os trevos de quatro folhas, pela sua raridade, são, desde sempre, associados à boa sorte.

Munido do trevo de 4 folhas desenhado no seu carro, como uma espécie de emblema, Ugo participava na Targa Florio de 1923. Para além disso, coincidência (ou não), o seu carro tinha o n.º 13.

4 folhas

1920

Esta corrida era uma prova muito exigente, sendo tudo menos simples. A prova passava por íngremes montanhas da ilha italiana, onde a maioria nem sequer era asfaltada. Para além disso, a prova chegava a durar mais de 7 horas devido à lentidão dos carros da época. E foi assim que, ao cabo de 7 horas e 18 minutos, praticando uma velocidade média de 59 km/h, Ugo Sivocci se sagrou vencedor da Targa Florio de 1923. Além de ser o vencedor de forma individual, deu a Alfa Romeo a primeira vitória nesta dura prova. Comprovando assim que o seu trevo de 4 folhas resultou!

Infelizmente, a sua sorte não durou muito. Nesse mesmo ano, a 8 de setembro, Ugo sofreu um acidente fatal durante as sessões de treinos para o Grande Prémio de Monza aos comandos de um Alfa Romeo. O piloto tinha apenas 38 anos Este carro que lhe tirou a vida , não tinha um trevo pintado.Depois da morte de Ugo Sivocci, a marca Alfa Romeo decidiu homenagear o piloto passando a pintar no caracterísitco carro vermelho de competição, o logo do quadrifoglio.

No entanto, a empresa da Alfa Romeo optou por fazer alterações e inserir o quadrifoglio verde dentro de um triângulo. Desta forma, com esta imagem do simbolo alfa romeo novo nos carros da marca, a história era representada, através da perda de um dos elementos da equipa, que passou a ser de 3 elementos após a morte de Ugo.

alfa-romeo-trevo

E tu?  Também és supersticioso?

Acreditas em amuletos da sorte? Encontra agora o teu carro da sorte em PiscaPisca.pt!

 

 

Consulta a informação completa em Razão Automóvel

 

Redação de texto por Sílvia Reis

Edição de texto por Mariana Marques