O primeiro exemplo de semáforos foi acionado pela primeira vez em Inglaterra, no ano 1868, tendo sido necessários mais alguns anos até ao aperfeiçoamento do exemplar que encontramos hoje.
Primeiro exemplar
É praticamente impossível hoje em dia não termos esta tecnologia nas nossa estradas.
Criado por J.P. Knight, este semáforo funcionava com dois braços móveis que eram acionados por agentes da polícia. Tudo isto foi pensado devido ao enorme número de veículos a tração animal que circulava nas ruas de Londres, mais precisamente junto ao Palácio de Westminster.
Mas tinha luzes como os de hoje?
A resposta é sim.
Sendo um pouco diferente dos atuais, este semáforo foi inspirado num sistema idêntico ao dos caminhos de ferro. Tinha dois braços, em que caso estivesse na horizontal, o mesmo tinha a indicação de “parar”, e se estivesse na diagonal, significava “seguir com cuidado”. Quando caía a noite, o mesmo tinha incorporado duas luzes a gás, verdes e vermelhas.
Até aos dias de hoje
Após ter corrido menos bem a primeira tentativa de regulação de trânsito na cidade, com uma explosão por parte de uma fuga de gás nesse semáforo, a ideia ficou parada até ao ano de 1912 onde foi inventada a primeira torre de trânsito com luzes e já com um sistema elétrico.
Em 1914, James Hoge patenteia um semáforo que é instalado em Cleveland e noutras cidades. Este semáforo, comandado por um agente, fazia acionar as luzes vermelhas e verdes respetivamente. Estas tinham inscritas as palavras “STOP” (pare) e “GO” (avance). Esta patente apenas lhe foi atribuída em 1918.
Já em 1920, William Potts, um outro polícia, fez a invenção que permanecerá até aos dias de hoje, com as três cores, verde, amarelo e vermelho e umas ligeiras modificações.
Portugal
Em Portugal, apenas meio século depois chegou finalmente às nossas ruas, mais precisamente em Campo de Ourique.
Hoje em dia, já se torna impensável pensar em estradas sem semáforos. São, sem dúvida, uma grande ajuda para manter o bom funcionamento do trânsito. Se todos os cumprirem, a circulação rodoviária ocorre de forma muito mais organizada e segura.
Agora que já sabes a história dos semáforos,faz-te à estrada no teu próximo carro que encontras no PiscaPisca.pt!
Fonte: RA; National Geographic Portugal
Equipa Pisca News
Lê também: “Os carros mais populares em 1974”