A desigualdade de género é um problema da atualidade, mas será que também acontece na segurança rodoviária? A ciência diz que sim, e tem a solução!
Dummies para todos
Os crash test dummies são dispositivos projetados para simular o comportamento do corpo humano durante um acidente de carro. Através da simulação de uma colisão, os dummies permitem medir a força dos impactos, a deformação do corpo, a distribuição de forças e outros fatores relevantes para os investigadores.
Com estes dados, os especialistas conseguem realizar uma série de testes de colisão simulados em laboratório, reproduzindo diferentes situações de acidentes. Permitindo avaliar a eficácia dos dispositivos de segurança presentes nos veículos, tais como os cintos de segurança ou os airbags.
Os crash test dummies têm um papel crucial na redução de mortes e lesões graves em acidentes de trânsito. Segundo a organização National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a implementação de regulamentos de segurança baseados em testes com dummies tem contribuído significativamente na segurança dos veículos. Mas nem sempre foi assim…
Vamos a dados
Em Portugal, só entre janeiro e outubro de 2023, foram registados 30.738 acidentes com vítimas, 421 vítimas mortais e 2.254 feridos graves. Apesar dos homens estarem mais envolvidos em acidentes fatais do que as mulheres em todo o mundo, um relatório recente revelou que as mulheres têm um risco 73% de maior probabilidade de ferimento em caso de colisão frontal.
Para compreender totalmente o impacto dos acidentes no corpo feminino, o Instituto Nacional Sueco de Pesquisa Rodoviária e de Transporte (VTI) desenvolveu o SET 50F, o primeiro boneco feminino para testes de colisão.
Anatomia na segurança
O peso e o tamanho são dois fatores anatómicos que diferenciam os homens e as mulheres, e também a dinâmica de um acidente. A massa muscular, o peso corporal, a massa óssea e muscular das mulheres por norma é inferior ao do homem, permitindo que a força de colisão seja maior.
Os resultados obtidos nos testes de colisão sugerem que o SET 50F pode ser utilizado para avaliar a segurança de qualquer mulher adulta média de aproximadamente 160 cm de altura e pesando 62 quilos, durante um acidente de carro de “impacto traseiro de baixa gravidade”.
Segundo os investigadores, este dummie representa pelo menos 25-50% das mulheres. Não existe nenhum outro boneco de acidente de carro utilizado ativamente no mundo que cubra uma população feminina tão grande.
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Fontes: ANSR, Euronews, NHTSA,VTI
Equipa Pisca News