Salão Automóvel de Paris: 124 anos de história

Salão Automóvel de Paris: 124 anos de história

O Salão de Automóvel de Paris é o maior salão de automóveis público do mundo e acontece de 2 em 2 anos, no centro de exposições Porte de Versailles em Paris.

A primeira edição do Salão Automóvel de Paris teve lugar em 1898, no Jardin des Tuileries, em França e contou com a presença de mais de 140 mil visitantes.  Desde então, este evento tem crescido ao longo do tempo e tem-se tornado um sucesso e referência no setor.

O evento tem sofrido várias alterações e mudanças, sendo atualmente, um evento que vai para além do setor automóvel, incluindo também temáticas relacionadas com a mobilidade e tecnologia.

Após 4 anos de ausência, o Salão de Paris retornou em 2022, mas com grandes diferenças das edições anteriores. Um dos motivos foi a ausência de diversos construtores devido às grandes dificuldades que a indústria automóvel tem passados nos últimos tempos.

Este ano, o Salão do Automóvel de Paris – Mondial de l’Auto, teve a duração de 7 dias ao invés de 14 (2 semanas), e contou apenas com 3 pavilhões comparativamente com anos anteriores em que dispunha de 7 pavilhões.

Salão Automóvel de Paris: edição 2022

Este ano, o Salão Automóvel de Paris, focou-se essencialmente na apresentação de modelos híbridos e elétricos, alinhando esta edição com a proposta do Parlamento Europeu de reduzir em 100% as emissões de CO2 de automóveis novos até 2035.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, partilhou que Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer na passagem total para veículos 100% elétricos devido ao poder de compra dos portugueses.

É preciso evitar o dogmatismo, para que se encare a realidade do poder de compra dos portugueses e combinar elétricos com mild hybrid até ao fim desta transição, quando já haverá volume suficiente nos elétricos para tornar os preços mais acessíveis”. Para Carlos Tavares, “não há uma solução meramente elétrica para Portugal. Portanto, temos de gerir o período entre agora e 2035 com uma certa dose de pragmatismo, ou seja, temos de juntar ao puro elétrico os veículos eletrificados como os mild hybrid.

Acompanha as novidades do Mondial de l’Auto aqui no Pisca Pisca News. Vamos partilhar contigo os momentos de destaque do evento.

 

Consulta a informação completa em Observador

 

Redação e edição de texto por Mariana Marques