Restrições ao carregamento para os veículos elétricos

Restrições ao carregamento para os veículos elétricos

Como sabemos, a guerra na Ucrânia está a deixar a Europa à beira de um ataque de nervos. Não só a nível político, mas também em relação a bens essenciais, tal como a energia, devido ao corte de fornecimento por parte da Rússia.

Perante esta situação de instabilidade no sector energético, são vários os países a adotar medidas extraordinárias na redução do consumo de energia.

Já muitos países estão a equacionar a redução do consumo de energia nos edifícios públicos, lojas, empresas, monumentos. Tudo isto para que os cidadãos possam continuar a ter acesso ao conforto no seu lar, mais ainda com a aproximação do Inverno, que se espera muito rigoroso.

É o caso da França…

No caso da França, estes país está a equacionar limitar o acesso aos carregamentos dos veículos elétricos no período diário já durante este inverno. Isto porque, nesta época, é quando ocorre uma maior procura e utilização da energia.

Segundo o primeiro-ministro francês, durante as setes horas diárias com mais movimento, será apenas possível realizar uma “recarga de urgência”.

Estas limitações não serão permanentes, pois irá depender do sistema de alerta EcoWatt, que existe em França desde 2020. Este é um sistema que mede em tempo real o nível de eletricidade disponível para alimentar todo o território do país.

Este sistema, que funciona através de uma escala de 3 cores: vermelho, azul e verde, indica o nível de utilização de todo o sistema elétrico no país. O EcoWatt, ao passar a vermelho (o nível mais alto), vai consequentemente gerar restrições ao carregamento de veículos elétricos de particulares.

Três dias antes, é enviada uma notificação a cada utilizador com os dias e horas em que deverá haver constrangimentos no fornecimento de energia, fazendo com que cada pessoa possa gerir da melhor forma a sua utilização.

Em Portugal, ainda não se verificam estas restrições. Por isso, escolhe já o teu carro híbrido ou elétrico em Piscapisca.pt!

 

Consulta a informação completa em Guia Automóvel

 

Redação de texto por Marco Janeiro

Edição de texto por Mariana Marques