No nosso dia a dia, podemos perceber que o automóvel é o meio de transporte que os portugueses preferem e mais usam no seu quotidiano, apesar de terem sido feitas melhorias nos transportes públicos para que a população comece a fazer a troca de meios de transporte.
Segundo os dados disponibilizados pelo Eurostat em 2018, na Europa, o nosso país é o segundo onde os habitantes dão preferência ao uso dos carros no seu dia a dia.
Mas, adquirir um carro pode não ser a primeira opção, já que muitos portugueses não querem ter ao seu encargo um crédito ou ter as despesas que vêm com a manutenção do automóvel.
Por isso, o Renting e o Leasing são duas alternativas para quem tem um orçamento mais apertado ou não quer ter despesas acrescidas.
Através de um estudo realizado pela Deloitte, estas alternativas são o futuro já que contribuem para que haja cada vez mais uma economia verde e ser mais sustentável em termos ambientais.
Aqui podes descobrir quais são as diferenças entre o Renting e o Leasing, quais são as vantagens e as desvantagens para que possas escolher a melhor opção para as tuas necessidades diárias.
Leasing
O Leasing permite obter um carro, novo ou usado, através de uma instituição financeira ou de uma empresa, onde irás pagar uma mensalidade fixa mensal durante o período estipulado no contrato. Quando acaba o período de pagamento, haverá a possibilidade de comprares o carro caso pretendas, e terás de pagar o restante valor do carro.
Podes acabar o contrato a qualquer momento, mas terás de pagar uma comissão pela quebra de contrato.
Principais vantagens do Leasing
- Prestações mais baixas do que se estivesse com um crédito automóvel;
- Há benefícios fiscais para as empresas que optem por esta opção;
- Existe a flexibilidade para negociar o valor se comprar um carro novo;
- Isento do imposto de selo quando se abre o processo (valor dos juros é distribuído pelas prestações).
Principais desvantagens do Leasing
- Por ser necessário adquirir um seguro contra danos próprios, o seguro sai mais caro
- O cliente fica encarregado de pagar o Imposto Único de Circulação (IUC)
- O cliente fica responsável pelos serviços de manutenção da viatura
- Se o cliente quiser adquirir o carro no final do contrato, terá de pagar o valor residual que for estipulado no contrato.
Renting
Quando o cliente assina o contrato, fica estipulado que todos os serviços necessários para a viatura ficam incluídos no valor da mensalidade estipulada. Os serviços podem ser, troca de pneus, IUC, o seguro automóvel, as inspeções obrigatórias e se tiver algum problema em viagem, terá acesso à assistência e ao apoio ao cliente.
Resumindo, a empresa que forneceu o serviço fica encarregue de tudo o que envolve a viatura, e o cliente paga a mensalidade para utilizar o carro.
Nesta modalidade, o cliente também tem a possibilidade de comprar o carro e faz o acerto do valor residual. No renting, os contratos podem ir até aos 5 anos.
Esta opção traz benefícios fiscais para as empresas, permitindo que possam ajustar as frotas conforme as suas necessidades.
Principais vantagens do Renting
- As mensalidades incluem os serviços
- Os preços são mais competitivos
- É mais cómodo e não tens preocupações
- Consegues gerir com maior facilidade as tuas despesas
Principais desvantagens do Renting
- O cliente não pode usufruir os direitos de propriedade do automóvel enquanto estiver sobre o efeito do contrato,
- São estabelecidos limites de utilização no contrato, físicos e temporais, e se o cliente ultrapassá-los, poderá ter de pagar mais.
Se quebrares o contrato, terás de pagar uma penalização que pode variar de valor.
Qual será a melhor opção para ti?
Como podes perceber, as necessidades dependem de pessoa para pessoa, e por isso não existe uma resposta universal.
Para conseguires tomar a melhor decisão para ti entre escolher entre o renting ou o leasing, faz uma pesquisa sobre as ofertas das diferentes empresas e perceberes qual é a opção que vai ser mais agradável para ti e a mais vantajosa.
Enquanto fazes a tua pesquisa e decides a melhor opção para ti, visita o PiscaPisca.pt e deixa-te inspirar pelo teu carro de sonho!
Equipa Pisca News
Fonte: Doutor Finanças