O renting de carro elétrico é a opção certa para teres o teu carro sem o comprar e sem surpresas nos custos do teu dia a dia. Não precisas de entrada inicial e o processo é rápido e eficiente. O teu compromisso é apenas pagar o aluguer a cada mês.
O que é o renting automóvel?
Esta é uma modalidade que apresenta uma solução de mobilidade para todos aqueles que não querem ou não podem comprar um carro. Permite o aluguer de um veículo por um determinado período, perante o pagamento de uma prestação mensal previamente acordada. É celebrado um contrato com todos os itens que devem ser respeitados por ambas as partes. Este acordo é considerado um contrato de média ou de longa duração.
A mensalidade pode englobar todas as necessidades que estejam relacionadas com o carro: revisões, seguro, assistência em viagem, impostos, (caso se aplique) ou pneus ilimitados, por exemplo. Os combustíveis, ou seja, gasóleo ou gasolina para os carros com motor de combustão, gasolina e energia elétrica para veículos híbridos e energia elétrica para os carros elétricos não estão englobados na mensalidade. Limpeza e cuidados adicionais não estão considerados na mensalidade de renting
Para quem é esta opção de aluguer de carros?
De modo geral, esta opção é para todos os condutores, ou seja, qualquer pessoa habilitada com carta de condução, pode ter o seu automóvel sem que seja necessária uma entrada inicial. Quer sejas um particular ou o responsável pela frota da tua empresa, vê as condições que o renting te oferece. Assim podes tomar decisões mais conscientes e que vão trazer um retorno financeiro muito maior a médio e longo prazo. Sem dúvida que o renting automóvel pode ser uma aposta muito interessante.
Qual o melhor carro para alugar?
No mercado atual existem várias propostas que vão de encontro a todas as necessidades dos consumidores. O segredo é encontrares aquela que é perfeita para a tua situação. Ao optares pelos carros elétricos tens vários benefícios, sendo que o maior será a nível da poupança nos combustíveis. Claro que é necessário avaliar com cuidado qual é o melhor automóvel. Convém fazer uma lista que englobe pontos que respondam às seguintes questões:
1) Quantos quilómetros, em média, serão feitos por dia?
A resposta a esta pergunta faz com que te possas focar nos carros que têm autonomia para cobrir as deslocações diárias. Dependendo da resposta a esta pergunta, deves avaliar qual a melhor opção para ti, se um carro com motor a combustão ou um carro híbrido ou elétrico. No entanto, já existem diversas opções de carros elétricos com autonomia bastante elevada para viagens mais longas. Podes já pensar qual será a cor que vais escolher.
2) Onde ficará o carro estacionado?
Este ponto é fundamental para teres a clareza de que o estacionamento é o lugar onde podes carregar o teu carro, caso optes por um renting de um carro elétrico. Além disso, se tens em casa a tarifa bi-horária, verifica a melhor forma de a utilizares para carregares o teu veículo de forma mais económica.
É claro que já existem muitos pontos com carregadores. Quase todos os estacionamentos já têm essa opção. No entanto, o carregamento feito em casa, embora sendo mais demorado, é mais económico e permite que a bateria dure mais tempo.
O renting é, sem dúvida, uma forma de conseguires experimentar um carro elétrico e usufruir das suas vantagens, com um custo mais reduzido.
Vantagens únicas para os clientes renting
A grande vantagem do aluguer de carros é, sem dúvida, a estabilidade. As despesas com um carro costumam ser imprevisíveis. Além das que são do dia a dia, existem as despesas de seguro, impostos, revisões, pneus e muitas outras.
Na maior parte das vezes, no momento de compra de um carro, precisas de uma entrada inicial, por isso precisas de ter determinado montante disponível. Depois, todos os meses deves pagar a prestação do empréstimo realizado. Além disso, todas as despesas inerentes ao carro são da tua responsabilidade, aquelas que falámos atrás: revisões, assistência em viagem, seguro e outras.
Ao optares pelo serviço de renting a tua única preocupação é o pagamento da mensalidade, a limpeza e o combustível.
Além disso, depois de terminar o contrato, apenas tens que escolher o teu novo meio de transporte e fazer o mesmo processo. Trocas de veículo sem todas aquelas preocupações que normalmente essa troca implica: vender o antigo, juntar dinheiro para dar como entrada. Com este serviço, só precisas mesmo de escolher o próximo veículo que queres usar!
Além disso, a pegada ecológica de um carro elétrico é menor, já que as emissões de dióxido de carbono são virtualmente nulas. Estás a ajudar o planeta com uma escolha consciente.
Opções de renting disponíveis
O serviço ideal para ti é aquele que se encaixa exatamente nas tuas necessidades. É por isso que os planos podem ser adaptados ou criados à medida de cada pessoa. O contrato tem a flexibilidade necessária para que possas fazer as alterações que garantem que ele é feito à tua medida.
Existem dois tipos de propostas contratuais:
- os que têm em conta o tempo e por isso podes fazer um contrato de 4 anos, por exemplo.
- os que focam na quilometragem. Em vez de alugares por x meses, podes sempre fazer por y km, tendo em conta a tua rotina.
Explora as várias opções para que escolhas aquela que é a mais indicada para ti.
E os impostos?
Quase que poderia estar escrito no título “nada de impostos”. Quando se escolhe alugar um automóvel, por norma é a empresa locadora que tem este tipo de despesas, no entanto o valor deles vai estar integrado nas mensalidades. No caso dos carros elétricos, existem alguns benefícios fiscais e podes fazer a simulação para teres uma noção do quanto é possível poupar por optares por este tipo de veículo. Os veículos de motor a combustão não apresentam benefícios fiscais, por isso o teu investimento por mês pode ser maior. Vale a pena fazeres várias simulações antes de escolheres.
E qual é a diferença entre renting e leasing?
A grande diferença entre renting e leasing é que o leasing tem a opção de compra. Isto quer dizer que as empresas de leasing, no fundo, estão a fazer um tipo de financiamento. Ao pagares a tua mensalidade, a qual inclui juros, esse valor será deduzido no final do contrato, caso queiras comprar o automóvel, tendo em conta vários pontos, como a depreciação ou o desgaste. O leasing proposto pelas empresas de leasing também não tem entrada inicial, mas no final, caso queiras comprar o veículo, deverás dispor do restante dinheiro ou então recorrer a outro tipo de financiamento. Além disso, nesta modalidade, todos os encargos do carro: impostos, seguros e todas as despesas normais são por tua conta.
Renting carros elétricos em Portugal
Fazer renting carros elétricos Portugal é fácil e prático. Está disponível a opção para alugar novos veículos, mas também é possível fazer o renting de carros usados elétricos. Optar por este tipo de veículos é abraçar a tecnologia num mundo onde cada vez mais se promove o seu uso.Em breve, esta opção de deslocação será cada vez mais utilizada pela população. Podes estar um passo à frente e ser aquele que vai ajudar a impulsionar uma nova forma de cuidar do ambiente, enquanto te deslocas para as tuas atividades do dia a dia. Tendo em conta os incentivos dados, quer a particulares quer às empresas, vale a pena arriscar agora, pois as condições são boas e as vantagens são muitas.
Renting elétricos para particulares
Como particular, escolher um veículo elétrico é uma decisão que a longo prazo se torna muito mais económica que um veículo de combustão ou mesmo um híbrido. Verifique, antes de fazer o contrato para o seu novo automóvel, se a sua casa tem uma instalação elétrica que permita o seu carregamento para que possa começar logo a beneficiar de todas as vantagens de um veículo deste tipo.
Marca encontro com o teu futuro no Pisca Green, o novo ecossistema de mobilidade sustentável, com várias opções green para te ajudar nesta mudança.