Provavelmente, não é novidade para os condutores de veículos elétricos que as baixas temperaturas influenciam a autonomia da bateria do carro elétrico, reduzindo a sua independência para mais de 30% em dias bastante frios.
Mas, não é apenas o frio que tem impacto na autonomia dos veículos elétricos. Os dias de verão com temperaturas muito elevadas também influenciam a eficiência do sistema de refrigeração destes veículos, afetando negativamente a sua autonomia.
Por norma, as baterias presentes nos carros elétricos são constituídas por lítio que é um elemento muito sensível à mudança de temperatura. A faixa de temperatura das baterias dos carros elétricos oscila entre os 20 e os 25ºC, fazendo com que temperaturas extremas influenciem o funcionamento da bateria.
No verão, com temperaturas superiores a 40ªC, pode-se verificar um superaquecimento da bateria, influenciando diretamente a sua eficiência. Contudo, a maioria dos carros elétricos possuiu um sistema de resfriamento para garantir que a bateria é mantida a uma temperatura constante.
Cuidados a ter com a bateria dos carros elétricos
Apesar dos carros elétricos virem preparados para assegurar o bom funcionamento da bateria, mesmo com temperaturas extremas, em períodos de ondas calor, deves sempre deixar o teu carro à sombra ou na garagem.
Para além disso, sempre que fores carregar o carro, deves optar por um ponto de recarga que esteja protegido do sol e, se possível, que inclua painéis solares para gerar energia extra.
Se ainda estás à procura do teu próximo carro elétrico, vai a Piscapisca.pt onde encontras mais de 900 carros elétricos por onde escolher!
Consulta a informação completa em Guia Autómovel
Redação e edição de texto por Mariana Marques