Um dos cuidados mais importantes na hora de vender ou comprar um carro usado é garantir que todos os documentos ficam registados com o nome do novo proprietário.
Quer estejas a vender ou a comprar o teu próximo carro usado, deves certificar-te que tens todos os documentos necessários para o novo proprietário.
Após a compra ou venda do veículo, o ideal é o vendedor e o comprador deslocarem-se juntos ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN) para proceder à mudança de registo de propriedade do automóvel. Os documentos necessários para realizar este processo são os seguintes:
Documento Único Automóvel (DUA)
O DUA é considerado o livrete de identificação do veículo, por isso é impossível vender ou comprar um carro sem este documento visto que este é único para cada veículo.
O processo é simples: o comprador fica com o DUA carimbado, assim como um comprovativo de que aquele carro agora está em seu nome. O documento tem validade de um mês e serve como comprovativo de proprietário do veículo até receber o DUA oficial, no correio da sua casa.
A emissão de um novo DUA deve ser feita até 60 dias após a compra e venda do veículo, sendo que o seu custo varia entre 46 a 65€, conforme seja feito de forma presencial ou online.
Requerimento de Registo Automóvel
Este documento identifica os intervenientes no processo de compra e venda de um carro usado, sendo a sua finalidade de ser usado como uma declaração de venda automóvel. O preenchimento deste documento é da responsabilidade do comprador, pois só com este documento é que o comprador consegue registar a propriedade do veículo em seu nome. Este documento pode ser encontrado aqui.
Cartão de Cidadão
Ambos o comprador e o vendedor devem ter na sua possa o cartão de cidadão para o preenchimento dos documentos necessários, assim como para comprovação da sua identidade. Caso o vendedor não esteja presente no processo de mudança de registo de propriedade no IRN, o comprador deve apresentar a fotocópia do cartão de cidadão do vendedor.
Por fim, o Seguro Automóvel…
Se fores o vendedor do automóvel, podes transferir o seguro atual para um novo veículo que adquiras, sendo apenas necessário falar com a seguradora e solicitar este pedido.
Caso não vá comprar outro veículo, o vendedor deve proceder ao cancelamento do seguro da viatura vendida assim que a transferência de propriedade for efetuada para evitar ser responsabilizado por algum acidente com o veículo vendido.
Enquanto comprador, deves certificar-te que o vendedor cancela a apólice do seguro do veículo que te vendeu, e tratar o mais rapidamente possível junto de uma segura de ativar um seguro automóvel para o teu novo veículo. Não deves circular com o carro sem ter um seguro ativo porque ser proprietário de um veículo sem seguro dá direito a multa ou sinistro.
Agora que já sabes como proceder à compra e venda de um carro usado, visita Piscapisca.pt onde podes vender ou comprar o teu carro!