Normalmente, ninguém conhece o seu carro melhor do que o seu proprietário.
O facto de o conduzirmos regularmente durante vários anos, dá-nos um conhecimento profundo sobre como funciona e se, por vezes ouvimos um barulho diferente do habitual, ficamos logo alertas.
Quando ouvimos um som inesperado no nosso carro, devemos ficar atentos e tentar perceber se desaparece rapidamente ou se continua ao longo da viagem porque, muitas vezes, barulhos no carro são sinais de algum problema.
Assim, se soubermos identificar o significado que alguns barulhos podem ter, mais depressa conseguimos agir para resolver o problema sem comprometer a segurança e o estado do nosso automóvel.
Deixamos-te aqui uma lista dos barulhos mais comuns e aos quais deves estar atento no teu carro:
Batidas secas
Se quando passas por buracos ou lombas costumas sentir uma espécie de pancada seca, como se o teu carro se fosse partir ao meio, ou quando entras numa curva sentes que a parte traseira oscila mais do que devia, é provável que o teu veículo esteja com problemas na suspensão, nos amortecedores ou até mesmo em ambos.
Deves ir a uma oficina para avaliar se estes componentes estão a funcionar em condições porque o seu mau funcionamento influencia diretamente a estabilidade do carro, colocando em risco a segurança dos passageiros.
Som agudo nos pneus
No momento em que estás a fazer uma curva em baixa velocidade e ouves um barulho nos pneus, tipicamente agudo e constante, deves ficar atento.
Este barulho pode significar desalinhamento, que pode comprometer a estabilidade do veículo, assim como reduzir a vida útil dos pneus, sendo necessário trocá-los antes do tempo.
Som agudo no travão
Acontece quando se utiliza o travão e este emite um som agudo, que indica a necessidade de trocar as pastilhas de travão.
Quanto mais gastas estiverem estas pastilhas, mais tempo o veículo demora a parar, por isso nunca deves ignorar a sua substituição, realizando-a o mais rapidamente possível.
Correia sonora
Este barulho costuma ser ouvido quando se arranca com o carro ou em caso de aceleração de motor.
O som assemelha-se a uma corrente a ser arrastada pelo chão, sendo mesmo possível ouvir o barulho estando fora do veículo. Neste caso, o problema pode estar relacionado com um ressecamento, afrouxamento ou alguma tensão extra da correia. Deves ir o mais depressa possível a uma oficina para que seja feito um diagnóstico, sendo que o mais provável é que a peça tenha de ser trocada.
Ar-condicionado
O principal barulho de alarme do ar-condicionado é o efeito sonoro contínuo que aparece quando este está ligado.
Isto significa que o compressor não está a funcionar como deveria, quer por falta de lubrificação da peça que aquece e resfria o ar interno, quer pelo excesso de gás.
Agora já sabes, para evitar qualquer um destes barulhos, prevenir é a melhor solução!
Levar o carro a um mecânico de confiança, ou agendar uma revisão com alguma frequência são hábitos que contribuem para a prevenção e ajudam a evitar o aparecimento destes barulhos.
Quem pisca pisca, não arrisca!