Em relação ao resto da Europa, quantas horas são necessárias trabalhar em Portugal para encher o depósito do carro? Mais ou menos que no resto dos países europeus?
Depois dos maiores aumentos que já alguma vez se viu em Portugal em termos de subida do valor dos combustíveis, muitas pessoas se revoltaram olhando desta forma para os nossos vizinhos europeus, inevitavelmente, comparando os salários uns e de outros.
Será que fomos mais ou menos prejudicados que o resto da Europa?
Segundo o portal + Factos, foi realizado um cruzamento do rendimento líquido de um trabalhador a full time (solteiro e sem filhos) com salário igual à media nacional – dividido pelo número de horas de trabalho anuais – efetuando o pagamento de um depósito de 50 litros de gasolina.
O resultado demonstrou que um português precisa, em média, 14 horas de trabalho para ganhar o suficiente para encher o tanque do seu automóvel (valores para 50 litros).
Destas 14 horas de trabalho, temos de descontar sete horas que servem para pagar impostos ao Estado incorporados no preço dos combustíveis (ISP, CSR, IVA e taxa de carbono).
Aqui ao nosso lado, em Espanha, apenas são precisas 8 horas!
Na média dos países Europeus, são necessárias oito horas de trabalho para se encher o depósito de 50 litros de gasolina, menos 43% que em Portugal.
Os países do centro e norte da UE são os que mais contribuem para esta realidade, onde é necessário trabalhar menos um dia (menos 8 horas de trabalho) comparativamente com Portugal, para atingir o valor de um depósito.
Os países mais bem cotados, são a República da Irlanda e a Dinamarca, que com apenas 5 horas de trabalho, conseguem abastecer os seus automóveis.
Na extremidade oposta, a Bulgária, com 22 horas, Roménia com 21 horas e a Letónia com 19 horas.
Para economizar os gastos com o teu próximo automóvel, procura já em Piscapisca.pt!
Consulta a informação completa em Razão Autómovel