Este é um dos temas que muitas vezes, alguns de nós, nem faz ideia quando e se o deve fazer, pois se o pneu parece estar bem “de saúde”, ou seja, cheio, é porque está bom. Mas, não é bem assim.
Todos os pneus perdem ar apenas por estarem cheios, tenham eles pouca ou muita idade. Além disso, com o desgaste, seja muito ou pouco, é normal que cada vez que verifica a pressão no manómetro do compressor, haja diferença.
Sabias que a pressão dos pneus influência o gasto de combustível?
É verdade.
O controlo da pressão dos pneus faz com que o teu carro gaste menos combustível. Isto porque, ao estarem a baixo do nível ideal indicado pelo fornecedor, acaba por “pesar” mais ao rolar na estrada, logo, tem de puxar mais peso, e gastar mais combustível.
Devo verificar o ar e pressão dos pneus todos os dias?
Nada disso, a não ser que tenhas um furo lento e a perda de pressão não te deixe chegar ao destino.
Os pneus foram concebidos para reter o ar durante muito tempo, mas à medida que o pneu circula e devido alguns fatores que irás ver mais a baixo, acabam sempre por perder um pouco de ar.
Quando começam a rolar na estrada, os pneus aquecem, e este factor faz com que dilatem, parecendo que estão cheios ou com a medida de pressão adequada. Muitas vezes temos tendência a vazar um pouco para poder ajustar a pressão, o que é errado.
Esta medição deverá ser feita e reposta, sempre com os pneus ainda frios, ou quando tiver percorrido 2 kms, para uma leitura mais real.
Nós diríamos que, verificar o ar dos teus pneus (através dos valores da pressão em bar) a cada mês, através do manómetro de um compressor ou se quiseres ser mais rigoroso, cada vez que vais abastecer o teu automóvel, isso seria uma das nossas dicas .
Uma das formas de saber onde se encontram as referências das medidas de pressão dos teus pneus, estão na parte lateral da porta do condutor.
Alguns motivos a que deves estar atento:
- Ter uma jante já bastante gasta ou com falhas, pode estar a influenciar a perda de ar, pois não isola tão bem. Este é um cuidado que deves ter;
- Ter o carro estacionado no mesmo lugar durante largos períodos. A exposição ao sol faz com que a perde seja maior em relação a carros que não estão diretamente em contato com o sol;
- Ter um furo que não seja tão visível a olho nu. Por vezes estes pequenos pregos ou parafusos que ficam agarrados aos pneus, acabam por fazer vazar um pouco o ar do pneu;
- Ter uma válvula do pneu (pipo) defeituoso. Apesar de ter aquela tampa, a válvula pode não estar a isolar bem o ar.
A pressão de ar insuficiente dos pneus leva a um desgaste prematuro dos mesmos.
Pneu suplente
Outra peça fundamental desta equação, e que não podes ignorar, é o pneu suplente. Lembra-te que caso tenhas de mudar um dos outros pneus, este é o que deverá estar pronto a ser usado, e em perfeitas condições, isso, caso exista no teu veículo. Depois, lembra-te de verificar também a pressão e estado geral do mesmo, tal como deves fazer com os outros quatro, este pode-te salvar o dia ou umas férias.
Este tema parece ter pouca importância, mas por outro lado, é dos principais elementos a termos em conta a nível de segurança, pois são eles que nos colam, literalmente à estrada, garantido que chegamos ao nosso destino sem percalços.
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