Qual o mais económico: ar condicionado ou janelas abertas?

O que gasta mais combustível: ar condicionado ou janelas abertas?

Verão é sinónimo de calor. Calor na rua, calor em casas e calor dentro do carro… Nada escapa! Por isso, para não derretermos ao volante, sempre que conduzimos durante o verão temos de ter as janelas abertas ou o ar condicionado ligado. Mas, qual será a opção mais económica?

Muitos de nós, de certeza que preferimos ligar o ar condicionado porque refresca automaticamente o interior do veículo e reduz o barulho vindo do exterior, o que acontece quando se tem as janelas abertas. No entanto, é importante ter em conta que, a utilização do ar condicionado dentro do carro vai aumentar os consumos do veículo.

Ar condicionado ou janelas abertas: qual o mais económico?

Quando se liga o ar condicionado no veículo, o compressor do ar condicionado vai consumir energia do motor do carro, aumentando assim o esforço do motor do carro para estar em movimento. Como consequência, ocorre um aumento do consumo de combustível do carro que pode ser de até 10%. No entanto, no caso de carros elétricos, o ar condicionado não vai buscar energia ao motor do carro.

No entanto, verificam-se maiores consumos do ar condicionado ligado em trajetos mais curtos porque, no inicio da viagem, existe a tendência de ligar o ar condicionado no máximo para arrefecer mais rapidamente o interior do carro. Se realizarmos um trajeto curto, por termos este hábito, significa que vamos consumir níveis mais elevados de energia do ar condicionado, o que se reflete em maiores consumos.

ar condicionado

Então, gasto menos combustível com as janelas abertas do que com o ar condicionado ligado?

A resposta poderia ser óbvia, mas acaba por não ser. Circular com as janelas abertas tem impacto na aerodinâmica do veículo. A aerodinâmica do veículo influencia a estabilidade e o consumo de combustível, por isso, com as janelas abertas, vai ocorrendo uma perda progressiva da eficácia da aerodinâmica. A condução a velocidades mais elevadas, por exemplo a 120km/h na autoestrada, é a que tem maior impacto na aerodinâmica do veiculo, se circulares com as janelas abertas. Com as janelas abertas, o carro vai ter maior resistência ao ar, o que obrigará o motor a exercer mais esforço para manter a velocidade, o que se vai refletir em níveis de consumos mais elevados.

janela aberta

 

Afinal, em que é que ficamos? Ar condicionado ou janelas abertas?

Como já viste, existem vantagens e desvantagens para ambas as situações. Por isso, talvez o melhor cenário e o mais económico, seja conjugar o uso de janelas abertas e ar condicionado.

Para reduzir ao máximo os consumos originados pela tentativa de refrescar o interior do nosso carro, assim que entras no teu carro deves começar por abrir as janelas e circular algum tempo com as janelas abertas, se fores a velocidades mais reduzidas.

Isto já vai arrefecer o interior do teu carro e, caso faças uma viagem mais curta e a baixas velocidades, talvez nem seja preciso ligar o ar condicionado.

No entanto, se fores fazer uma viagem longa e com velocidades mais altas, quando estiveres nos percursos de vias rápidas ou autoestradas, talvez a melhor solução seja fechar as janelas e ligar o ar condicionado. Provavelmente, o interior do carro já vai estar mais fresco e nem irás precisar de colocar o ar condicionado na potência máxima. A solução ideal, sem dúvida, o equilíbrio entre ar condicionado ou janelas abertas!

Agora que já estás pronto para enfrentar os dias de calor e as viagens de verão, procura já o teu companheiro de viagem no motor de busca do carro ideal!

Equipa Pisca News

Fonte: Razão Automóvel