Existem cada vez mais opções disponíveis no mercado de setor automóvel no que diz respeito ao motor dos veículos. Hoje em dia, são cada vez mais procurados carros elétricos ou carros híbridos, tanto por preocupações ambientais relacionadas com a menor emissão de CO2 destes veículos, como também pelo seu baixo custo de manutenção.
Se gostava que o seu próximo carro fosse um modelo hibrido ou elétrico, mas ainda tem dúvidas sobre qual será o mais adequado para as suas necessidades e rotinas, deixamos aqui uma breve explicação sobre as principais características de cada modelo para que possa fazer uma escolha adequada ao que realmente precisa!
Carros elétricos
Estes carros caracterizam-se por ter apenas um motor movido a energia elétrica.
Isto significa que não precisa de frequentar nenhum posto de abastecimento de combustível para carregar o seu carro. Pode carregá-lo na sua casa ou em postos de eletricidade espalhados ao longo do país.
Uma das suas principais vantagens dos carros elétricos é que não emitem dióxido de carbono para a atmosfera sendo, por isso, uma opção bastante ecológica. Para além disso, estes carros estão isentos do Imposto Único de Circulação (IUC) e do Imposto sobre Veículos (ISV) e o apresentam custos de utilização e manutenção inferiores relativamente a carros híbridos porque não necessitam de óleo para o motor funcionar.
Contudo, estes veículos ainda são considerados mais caros em comparação a veículos a combustão, o que pode ser um grande impedimento para a decisão de aquisição. Para além disso, estes carros são mais adequados para pessoas que utilizem o carro para viagens urbanas e que não façam viagens longas com regularidade pois a autonomia da bateria ainda não é suficiente para permitir que se realize uma viagem longa (mínimo de 3 horas) sem parar num ponto de carregamento, durante, pelo menos, 30 minutos.
Carros híbridos
Os carros híbridos apresentam dois motores: um motor a combustão e outro motor elétrico.
Nestes veículos, a gestão do motor é realizada de forma autónoma pelo sistema do carro, ou seja, o motor elétrico funciona apenas como auxílio do motor de combustão durante o arranque e travagem. Portanto, a bateria dos carros híbridos apresenta uma autonomia baixa e não permite que seja carregada, durando apenas pouco mais que 3kms.
Em comparação com os carros elétricos, as vantagens dos carros híbridos são a sua maior autonomia pois não dependem do carregamento da bateria para o motor funcionar. Apresentam desconto de 40% no valor do ISV. Para além disso, são carros mais potentes e apresentam consumos inferiores em relação a carros a combustão. Esta opção torna-se assim ideal para quem tem de conduzir muitos quilómetros no seu dia a dia.
Carros híbridos plug-in
Os carros híbridos plug-in apresentam as mesmas características que os carros híbridos, mas permitem carregamentos da bateria através de tomadas elétricas, tal como acontece nos veículos elétricos.
Nestes carros, o condutor pode escolher quando usa o motor elétrico ou o motor a combustão, algo que não é possível nos carros híbridos. Para aqueles que preferem não se preocupar, é também possível escolher a opção automática que coloca a responsabilidade no carro para fazer essa gestão.
A grande vantagem destes veículos é que possuem uma autonomia da bateria de cerca de 50km. Isto permite que o condutor opte, por exemplo, por utilizar o motor elétrico em deslocações dentro da cidade e o motor a combustão em viagens longas. Para carros híbridos plug-in, existe também um desconto de 75% no ISV se a autonomia for superior a 40 quilómetros. Esta opção torna-se a mais adequada para todos aqueles que utilizam o carro tanto para viagens longas, como para viagens citadinas mais curtas.
Agora que já sabe as diferenças entre carros elétricos e híbridos, procure em piscapisca.pt o carro ideal para si!
Artigo feito em parceria com Observador