O Parlamento Europeu já confirmou que, a partir de 2035, vão deixar de ser vendidos carros novos com motores a combustão. Esta é a única forma de atingir o objetivo da Europa se tornar neutra em carbono até 2050.
Mas, nem todos apoiam esta decisão. Várias entidades têm criado projetos para preservar os motores a diesel de a gasolina, desenvolvendo um sistema para preservar esse propelente.
Neste caso, foi a empresa de computadores NewTimes desenvolveu um sistema para os preservar, que permite a conversão de motores de combustão (gasolina ou diesel), em motores movidos a hidrogénio. Isto permite que os motores fiquem limpos sem precisarem de ser descartados.
O fundador e diretor do NewTimes, Didier López afirma
Temos patentes francesas, europeias e internacionais e realizamos um primeiro teste conclusivo em bancada . Agora temos que passar para um veículo em movimento. Começaremos com um 2 CV, depois testaremos a solução em um pequeno carro esportivo, em um barco e até em um caminhão pequeno
O primeiro protótipo da empresa, que criou uma subsidiária para este projeto (THOM – Thermal Hydrogen Oxygen Mobility) estará pronto no verão e o segundo no final de 2022. Esta tecnologia consegue desenvolver motores térmicos extremamente avançados.
Com este objetivo do Parlamento Europeu, questionamo-nos o que vai acontecer aos bilhões de veículos com motor de combustão que existem na industria automóvel? É aqui que o projeto da empresa NewTimes pretende intervir, afirma Didier López
Temos que parar de tentar colocar todos os veículos com motor de combustão interna ao lixo. Existem mais de um bilhão de veículos térmicos na Terra. Imagine se tivesse que colocar tudo fora e construir novos! O carro menos poluente é aquele que não produzimos. Oferecemos uma solução para conduzir de forma limpa sem trocar de carro. A nossa tecnologia permite-nos modificar apenas uma parte do motor do veículo, sem ter de o alterar completamente
Quando os protótipos estiverem concluídos, a empresa prevê receber 3 milhões de euros em 2023, para apoiar a comercialização, desde fabricantes, parceiros, cadeiras de oficinas, etc.
Enquanto ainda são permitidos motores a combustão, procura em Piscapisca.pt o teu próximo carro ideal!
Redação e edição de texto por Mariana Marques