É verdade. Quando leste o título deste artigo, deves ter pensado que era mais um daqueles títulos para enganar o leitor e o levar a carregar na notícia… Mas, neste caso, é mesmo verdade. Portugal é o 4º país do mundo onde é mais caro ter carro. E quem o comprovou, foi um estudo realizado pela FINN Auto, uma plataforma de subscrição automóvel.
O panorama do parque automóvel em Portugal continua a ser bastante envelhecido, com mais de 1,2 milhões de automóveis que circulam nas estradas terem mais de 20 anos. Talvez uma das razões para isto acontecer, seja o facto de Portugal ser dos países do mundo onde é mais caro ter carro.
Estudo realizado pela FINN Auto
O estudo realizado por esta entidade teve em consideração aspetos do custo da própria aquisição do automóvel, assim como os preços atuais do combustível e o poder de compra de cada país.
Foi criada uma escala de 0 a 10 – “Car Cost Score”, ou seja, a Classificação do Custo do Automóvel – que permitiu comparações diretas e concretas do custo e preço de ter um automóvel em diversos países.
Para calcular os dados de custo médio dos rendimentos anuais em cada país, a FINN Auto baseou-se nos dados da OCDE, e não no salário médio calculado pela Eurostat. Estes dados, em conjunto com os valores médios do combustível calculados pela “Global Petrol Prices”, permitiram medir a “Classificação do Custo do Automóvel” em cada país. Este índice indica que, quanto maior for a classificação, mais caro é ter automóvel nesse país.
Então, qual o país do mundo onde é mais caro ter carro?
Em primeiro lugar, considerado o país mais caro para ter carro, ficou o México. Portugal ficou classificado com 8,19 (na escala de 0 a 10), fazendo com que fosse considerado o 4º dos países do mundo onde é mais caro ter carro. O estudo utilizou o Renault Clio como modelo de referência para Portugal, demonstrando que para adquirir um Renault Clio em Portugal, é necessário despender 69,39% do rendimento médio anual dos portugueses.
No caso do México, foi considerado o modelo Nissan Versa, com um custo médio de 15 057 euros, que corresponde a 95,58% do rendimento médio anual dos mexicanos.
E, por outro lado, qual o país do mundo onde é mais barato ter carro?
Também é relevante sabermos o país considerado mais barato para possuir um carro. O resultado foi que o vencedor deste título é o Luxemburgo. De acordo com este estudo, os residentes de Luxemburgo apenas precisam de gastar 36,96% do seu rendimento anual para comprar o modelo Volkswagen Golf. Este país atingiu uma classificação de 0,46 na “Classificação do Custo do Automóvel” do estudo.
Com estes dados preocupantes, o melhor é pensares em investir num carro em segunda mão, para poupares uns bons euros e ainda desfrutar de várias vantagens!
Para isso, vai já a PiscaPisca.pt e encontra o teu próximo carro!
Fonte: FINN Auto ; Razão Automóvel
Equipa Pisca Pisca News