Um estudo feito pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) demonstrou que Portugal é o 4º país da Europa com mais postos de carregamento elétrico por 100km de estrada. Mais especificamente, 14,9 carregadores por cada 100 quilómetros percorridos.
O primeiro lugar é ocupado pelos Países Baixos, que dispõem de 47 carregadores por 100km de estrada, seguido de Luxemburgo (34,5 carregadores por 100km) e, em terceiro lugar, a Alemanha (19,4 carregadores por 100km). No final da lista, encontram-se países com menos de 5 postos de carregamento por 100km de estradas, como é o caso da Polónia. Os países que ocupam os últimos lugares da lista têm um fator em comum: a sua quota de mercado de carros elétricos é inferior a 3%.
Isto levanta então a dúvida, será que os consumidores não optam por carros elétricos pela escassez de postos de carregamento? Para incentivar a escolha por carros elétricos, os consumidores têm de sentir segurança na facilidade e disponibilidade para carregar o seu automóvel.
Esta é uma questão que tem de ser rapidamente resolvida e solucionada. Recorde-se que, o “Fit for 55” publicado em julho, propõe que até 2030 as emissões de CO2 dos carros novos sejam 55% menores do que os níveis de 2021. Portanto, os fabricantes de automóveis têm que colocar à venda milhares de carros elétricos no mercado durante os próximos anos para que esta meta seja cumprida.
Contudo, estes automóveis só serão comprados se os consumidores tiverem uma vasta disponibilidade de postos de carregamento elétrico ao longo das estradas.
Portugal está no bom caminho para tornar possível que este objetivo seja cumprido.
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Fontes: Expresso; Guia Automóvel