Porque é que os carros elétricos já não são silenciosos?

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Desde setembro de 2020, nos Estados Unidos, e julho de 2021 na Europa, todos os carros elétricos e híbridos passaram a ser detetáveis apenas com a audição, tal como acontece com os carros de motor a combustão.

Isto deve-se ao facto de, a partir destas datas, ter começado a ser obrigatório colocar em todos os veículos elétricos e híbridos plug-in o dispositivo AVAS – Acoustic Vehicle Alerting System.

Esta regra foi implementada por se ter percebido que a falta de ruído sonoro associada a veículos elétricos e híbridos consistia num perigo para peões, ciclistas e pessoas com deficiência visual, podendo causar acidentes simplesmente pelo facto de não se ouvir a sua deslocação.

Por este motivo, passou a ser incorporado em todos os veículos o dispositivo AVAS que é capaz de gerar sons artificiais específicos através da verificação contínua de coordenadas como velocidade, posição no pedal, entre outras, que posteriormente são reproduzidas em colunas dispostas ao longo do veículo.

Assim, a função deste sistema é apenas aumentar a segurança e evitar acidentes. Na prática, o sistema AVAS dos veículos elétricos e híbridos na Europa produz ruídos mínimos de 50 dB(A) a uma velocidade de 10km/h, 56 dB(A) aos 20km/h e, no mínimo, 47 dB(A) a 6km/h durante a utilização da marcha-atrás. Para além disso, a frequência sonora aumenta 0,8% a cada 1km/h percorrido.

É ainda possível para os fabricantes das marcas automóveis escolherem os tipos de sons a ser emitidos pelo sistema AVAS, o que permite personalizar e distinguir um modelo e/ou marca de outros.

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