Pneus fabricados em Portugal através de garrafas de plástico

pneu plastico

É verdade.

Esta pode ser uma alternativa aos pneus convencionais fabricados com poliéster que está a ser testada em fábricas portuguesas.

Neste caso, a fábrica da Continental, m Lousado, está a testar esta alternativa de substituir o poliéster convencional por um fio de poliéster obtido a partir de plástico PET reciclado. Esta é a primeira fábrica a produzir pneus com fio de poliéster obtido em garrafas PET recicladas.

plastico PET

Mas afinal, como funciona tudo isto?

A produção deste tipo de fio de poliéster tem por base uma tecnologia chamada ContiRe.Tex, que foi inicialmente apresentada na Alemanha, na última edição do IAA Mobility, em setembro de 2021.

Ferdinand Hoyos, responsável pela Área de Negócio Mercado de Substituição da Continental na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) afirmou que

“Utilizamos apenas materiais de alto desempenho nos nossos pneus premium. A partir de agora, vão incluir fio de poliéster a partir de garrafas PET, num processo de reciclagem particularmente eficiente. Levámos a nossa tecnologia inovadora ContiRe.Tex para a fase de produção em apenas oito meses. Estou orgulhoso de toda a nossa equipa por este feito notável”.

ContiReTex

O processo de produção do fio poliéster usado pela fábrica da Continental em Lousado implica que as garrafas usadas sejam limpas e separadas de forma mecânica, sem tampa, sendo depois trituradas. É nesta altura que o PET é transformado em granulado, e posteriormente no fio de poliéster reciclado.

O objetivo é passar a utilizar este novo material em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact, sendo estimado que um conjunto de pneus standard de um automóvel ligeiro de passageiros utilizará cerca de 40 garrafas PET recicladas.

 

Consulta a informação completa em Observador