A marca de pneus Goodyear, irá colocar ainda este ano no mercado mundial, pneus de soja, pinho e arroz,
Mas, isto é possível?!
A resposta é sim!
Depois dos construtores de automóveis terem de reduzir as emissões de Co2, apostando cada vez mais nas energias alternativas e limpas, agora chegou a vez dos fabricantes de pneus darem também esse grande passo.
A decomposição dos pneus leva a que sejam lançados para o meio ambiente microplásticos, que por sua vez, acabam por ser ingeridos por os animais, sobretudo os peixes, acabando por terminar no estômago de todos nós cada vez que ingerimos os mesmos.
Estas medidas fizeram com que a Goodyear tivesse de recorrer a novos materiais mais amigos do ambiente.
Composição dos pneus comuns
O pneu é composto por:
47% – Borracha/elastómeros
21,5% – Negro de fumo
16,5% – Aço
5,5% – Têxtil
1% – Óxido de Zinco
1% – Enxofre
7,5% – Aditivos
A alternativa que a Goodyear está a implementar, em vez da borracha sintética que é elaborada a partir de derivados do petróleo, passa por incorporar óleo de soja, pinheiros e arroz.
Quanto à sílica que era produzida através do processo de partículas de fumo com a queima dos pneus velhos ou de resíduos, passa agora a ser processada através da casca do arroz (material muito mais barato) que é retirado aquando o seu branqueamento.
A soja, irá fazer com que o pneu mantenha a flexibilidade do composto de borracha em todas as temperaturas.
Já o pinheiro, com a sua resina, torna a sua composição mais sustentável. Quanto aos fios de aço que têm atualmente de estar incorporados num pneu, devido à sua estabilidade e resistência, serão colocados com recurso a material reciclado.
A Goodyear, até final de 2023, irá colocar no mercado estes pneus com cerca de 70% de material sustentável, seguindo com o objetivo de chegar aos 100% de material amigo do meio ambiente colocado nos seus pneus.
Fonte: Observador
Lê também: Pneus feitos em Portugal através de garrafas de plástico
Equipa Pisca News