Os documentos do carro são indispensáveis para circular na estrada de forma legal e servem como identificação do proprietário e características de cada veículo.
Estes documentos costumam ser guardados junto ao condutor, normalmente no porta luvas ou na própria carteira do condutor para serem fáceis de aceder quando são solicitados pelas autoridades.
Documentos obrigatórios para conduzir legalmente na estrada
De acordo com o Código da Estrada, o condutor deve sempre ter consigo os seguintes documentos:
- Documento de identificação pessoal (cartão de cidadão, Bilhete de Identidade)
- Carta de condução
- Certificado do seguro automóvel
- Título de registo de propriedade e documento de identificação do veículo, normalmente agregados no Documento Único Automóvel (DUA)
- Ficha de inspeção
Sem algum destes documentos durante a condução de um veículo, o condutor pode ser multado com valores entre os 60 e os 300€, podendo ficar proibido de conduzir durante um determinado período de tempo.
Perdi os documentos do carro, o que faço?
Se o condutor perder algum destes documentos ou, até mesmo, todos os documentos referidos acima, o que deve fazer é pedir a 2ª via dos documentos perdidos.
O pedido da 2ª via de qualquer documento tem sempre um custo associado, que pode variar conforme o pedido seja feito online ou de forma presencial.
Documento Único Automóvel
Para pedir a 2ª via do DUA, podes deslocar-te presencialmente a uma Loja do Cidadão ou balcão de atendimento do Instituto dos Registos e Notariado, ou fazer o pedido online através do website.
A 2ª via do DUA tem um custo de 30€.
Certificado do seguro automóvel
A 2ª via do certificado do seguro automóvel deve ser solicitada diretamente com a seguradora contratada, sendo o seu custo variável entre seguradoras. Para além deste certificado, é também obrigatório o dístico do seguro automóvel colocado no para-brisas do veículo.
Ficha de inspeção
Neste caso, o proprietário deve deslocar-se a um centro de inspeção e pedir a 2ª via da ficha, a qual será emitida com a informação de que se trata da 2ª via, assim como da data de emissão e o número da primeira ficha emitida.
Imprevistos acontecem mas deves sempre ter muito cuidado para evitar perder os documentos do teu próximo carro ideal!