Os veículos elétricos que perdem mais autonomia com o frio

veiculos eletricos perdem autonomia com o frio

Não somos só nós, humanos, que sofremos com o frio. Os automóveis elétricos também se fazem ressentir através das suas baterias.

Se estás a pensar carregar o teu EV, tem em atenção a temperatura exterior, isto porque não deverá estar nem muito quente, nem muito frio.

A ADAC, instituição equivalente à ACP, efetuou testes em sete modelos e indica quais são os que perdem mais autonomia quando está (muito) frio.

Os setes veículos testados incluem o Fiat 500e, o Renault Zoe, o Hyundai Kauai Eletric, o Ford Mustang Mach-E, o Lexus UX300e, o Nissan Leaf e+ e o Volkswagen ID.3.

O teste consistia em percorrer 23 Km a uma temperatura de 14 ºC, o que representa uma temperatura mais amena, sendo já uma temperatura em que as baterias se começam a ressentir, onde posteriormente, as levaram até ao valor de -7ºC, valor este que drasticamente penaliza o desempenho dos acumuladores de baterias.

Resultados

Os modelos que perderam menos autonomia foram:

  • Fiat 500e, com menos 25% de autonomia
  • Renault Zoe, com menos 30% de autonomia

resultados

O Fiat 500e assumiu uma autonomia de 244 Km a 14ºC e 182 Km a -7ºC (-25%).

Já o Renault Zoe passou de 351 Km iniciais para 244 Km (-30%).

Relativamente perto destes dois modelos ficaram o Hyundai Kauai Electric, 215 Km para 147 Km, e o Ford Mustang Mach-E, 300 Km para 202 Km, com quebras de 32 % para o Hyundai e 33% para o Ford.

Com um pouco menos de eficácia, os modelos da Lexus e da Nissan, obtiveram 224 Km para 141 Km (Lexus UX 300e) e 332 km para 210 Km (Nissan Leaf e+), perdendo desta forma 37% em temperaturas inferiores.

O pior do teste

O modelo que reagiu pior às temperaturas negativas foi o da Volkswagen (ID.3) que dos 324 Km que tinha, passou para 162 km, o que equivale a -50% de distância percorrida quando a temperatura começava a descer (-7ºC).

Volkswagen

A temperatura para que as baterias funcionem na perfeição, encontra-se entre os 20ºC e os 40ºC, existindo sistemas de gestão de baterias que são menos eficientes em condições adversas.

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