Estás à procura de um novo proprietário para o teu carro, mas não sabes como resolver a situação do seguro automóvel quando o venderes?
Primeiro, deves ter em consideração que o seguro do carro não se transmite entre proprietários. O seguro automóvel caduca passado 24 horas do dia de venda do carro, sendo por isso responsabilidade total do novo proprietário celebrar um novo contrato de seguro automóvel.
De acordo com o Tribunal de Justiça da União Europeia, todos os carros em condições de circular e que esteja matriculado, tem de ter seguro automóvel, mesmo que fique parado num terreno privado ou na via pública.
Depois de vender o carro, deixo de estar associado ao seguro automóvel?
Apesar do seguro caducar passado 24 horas do dia de venda do veículo, isso nem sempre significa que o vínculo à companhia de seguros tenha terminado.
O proprietário de um veículo pode cessar o contrato de seguro automóvel, a qualquer momento, através de justa custa, como por exemplo devido à venda do automóvel segurado, como está descrito no Decreto-Lei n.º 72/2008, de 16 de abril (em vigor desde 1 de janeiro de 2009).
Assim, quando venderes o teu carro, deves cancelar junto da seguradora o contrato de seguro automóvel, através do preenchimento do formulário de anulação e da apresentação do contrato de compra e venda automóvel.
Se simplesmente deixares de pagar o seguro, na esperança que este fique anulado, podes estar sujeito ao pagamento de multas. Por isso, deves sempre entrar em contacto com a seguradora e cancelar o seguro automóvel que tinhas relativamente ao veículo que vendeste.
E se vender um carro para o substituir por outro?
No caso de venda do teu automóvel com o objetivo de o substituir por um novo, por exemplo dar o carro de retoma, podes transferir o seguro automóvel que tinhas para o novo carro que vais comprar.
Para isso, basta contactar a seguradora num prazo de 120 dias para utilizares a mesma apólice, e estabelecer o contrato de seguro automóvel com as condições para o novo veículo.
Agora, quando venderes o teu carro em Piscapisca.pt, já sabes como resolver a situação do seguro automóvel!
Consulta a noticia completa em Razão Automóvel