Sabias que o primeiro cinto de segurança de três pontos foi lançado pela Volvo? O seu compromisso com a segurança deu-nos este avanço que continua a salvar vidas hoje em dia.
No mês de agosto, mais precisamente no dia 13, fez 65 anos que surgiu o primeiro veículo da Volvo que vinha equipado com um cinto de segurança com três pontos.
O primeiro veículo foi o Volvo PV544, terá sido entregue num concessionário da marca na localidade kristianstad na Suécia. Este automóvel e o Amazon, P120, foram os primeiros automóveis que tinham este equipamento nos bancos dianteiros.
Hoje temos a plena noção que é um ponto chave que salva muitas vidas, mas no início gerou muita controvérsia, já que foi considerado um obstáculo à liberdade individual, por incomodar ao ser usado e também porque apertava em excesso.
Mas não conseguiram argumentar contra o uso do cinto de segurança de três pontas, devido à comprovação da sua eficácia ao reduzir as lesões que são causadas nas colisões. Estima-se que esta invenção, até aos dias de hoje, já salvou a vida de mais de um milhão de pessoas.
E quem é que o inventou?
O processo começou com Nils Ivar Bohlin. O engenheiro sueco entrou na Volvo em meados do ano 1958 como engenheiro de segurança, mas no início da sua carreira desenvolveu sistemas de ejeção.
Nils tinha como principal preocupação como é que iria manter o condutor no lugar, até mesmo no caso de haver um acidente, pois os cintos de dois pontos (horizontais) não eram muito eficazes para manterem os ocupantes no sítio.
Durante o processo, Bohlin percebeu que a gravidade das lesões no caso de acidente reduziam se adicionasse um cinto diagonal ao existente cinto horizontal já existente. Os dois cintos formavam um “V” e estavam fixados num ponto baixo ao lado assento.
Ao perceberem a eficácia deste cinto de segurança de três pontos, a Volvo começou a incorporar em dois modelos lançados em 1959. A patente deste equipamento apenas foi aprovada em julho de 1962.
De forma a garantir que o cinto de segurança de três pontos chegasse rapidamente a todos os veículos, a Volvo decidiu deixar a patente aberta. Consideravam que era uma descoberta demasiado importante para melhorar a segurança de quem conduzia os automóveis e os seus passageiros.
Até aos dias de hoje, este equipamento é considerado um dos principais para a segurança no veículo. Após a sua invenção, os cintos de segurança têm vindo a evoluir. Hoje somos capazes de ajustar o aperto do mesmo ao nosso corpo em qualquer solução e é capaz de intervir em casos de acidentes.
Queres ficar a conhecer a importância do uso dos cintos de segurança de três pontos? Consulta aqui um artigo onde te contamos tudo sobre o uso dos cintos.
Visita o Piscapisca.pt e compra já o teu próximo carro para conduzires em segurança.
Fonte: Razão Automóvel
Equipa Pisca News