Será que o carregamento de um carro elétrico vai ficar mais caro neste novo ano de 2023? Bem, a resposta a esta pergunta é…
Não.
Como é do conhecimento geral, a energia está cada vez mais cara, e é com este objetivo que o Estado Português, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, decidiu investir na parte da mobilidade elétrica, neste caso, através da Mobi.E, empresa detentora da rede de carregamentos de veículos automóveis elétricos.
Conforme indicação do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o Estado prepara-se para investir cerca de 700 mil euros em 2023 com o objetivo de minimizar os aumentos das tarifas nos postos públicos de carregamento de veículos elétricos em Portugal.
Tal como já tinha feito com os automóveis movidos a combustível fóssil, os veículos elétricos, para além de terem emissões de CO2 zero e consumirem muito menos, vão ter um incentivo do Estado “congelando” desta forma o aumento que se iria verificar logo no dia 1 de Janeiro de 2023. Caso este apoio do Estado não fosse aprovado, este valor poderia ascender aos 57% de aumento por cada carregamento nos postos públicos de carregamentos de veículos elétricos.
Qual o valor que está em vigor?
Desde o dia 1 de janeiro está em vigor um apoio de 19,02 cêntimos por carregamento na tarifa que é paga aos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica.
Mesmo assim, face a 2022, este apoio decresceu. Em 2022, este valor era de 29,64 cêntimos, sendo o apoio de 26,14 cêntimos o que equivale a 88,2% da tarifa.
Para 2023 a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) definiu um valor de 26,08 cêntimos o que faz com que o apoio em vigor seja de 72,9% da tarifa.
Este já é o segundo ano consecutivo em que o Fundo Ambiental apoia o carregamento de veículos elétricos e híbridos plug-in.
No despacho assinado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, pode ler-se:
“Na atual conjuntura de evolução da tarifa de energia no sector elétrico, importa manter alguma estabilidade nos preços de carregamento na rede de mobilidade elétrica nacional, através de um apoio aos utilizadores de veículos elétricos que ajude a promover a adoção de este tipo de veículos”.
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Fonte: Razão Automóvel
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