Os novos apoios à compra de carros elétricos para 2025 estão aí e nós contamos-te o que alterou em relação ao apoio de 2024.
Devido à fraca adesão referente ao ano anterior, este ano de 2025, traz um reforço maior em relação aos incentivos para a compra de carros elétricos. Depois de no ano passado ter sido disponibilizado um valor de 10 milhões de euros, para 2025, o valor deverá ficar por os 13,5 milhões de euros, acumulando desta forma os 3,5 milhões de euros que não foram utilizados no ano passado.
Para quem quer adquirir veículos elétricos de mercadorias, os valores mantiveram-se em 2 milhões de euros, pois o valor foi utilizado na totalidade referente ao ano passado.
Quais são os critérios?
Caso queiras beneficiar deste incentivo, deverás dar para abate uma viatura a combustão fóssil e com um minimo de 10 anos. O valor do incentivo continua a ser de 4000 euros, apenas com a diferença dos veículos que sejam adquiridos por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em que o apoio passou para os 5000 euros. O preço do carro nunca poderá ultrapassar os 38 500 euros já com IVA incluindo e despesas associadas, isto para carros até cinco lugares.
A novidade de 2025
Para aquisição de viaturas com mais de cinco lugares, existe um novo teto de valores, ou seja, poderá ir até aos 55 000 euros, mantendo os critérios de abate de viatura com mais de 10 anos.
Apenas 773 candidaturas
Dos 1050 incentivos disponibilizados para os particulares no ano de 2024, apenas 773 candidaturas foram solicitadas.
Já foi divulgado o sítio online onde poderás solicitar o teu incentivo, basta carregares aqui para teres mais informações.
Agora que já sabes como obter o incentivo à compra de um veículo zero emissões, podes pesquisar o teu novo carro amigo do ambiente em PiscaPisca.pt ou diretamente no PiscaGreen.
Fonte: Razão Automóvel
Equipa Pisca News
Lê também: “Os carros elétricos gastam mais ou menos discos de…”