A piscar o olho às tendências do futuro e do mundo, a Dacia apresentou o seu protótipo carro-conceito (concept car, em inglês): o MANIFESTO. Um carro económico e que respeita o meio ambiente, otimizado para atividades ao ar livre e que será um exemplo de autêntico laboratório de ideias e inovações para os próximos anos.
O MANIFESTO Concept Car vem quebrar as barreiras entre o corpo dos passageiros e o meio ambiente, apresentando-se sem portas, janelas e sem pára-brisas.
Além disso, este protótipo distingue-se por apresentar apenas um único farol na dianteira do veículo, de forma a poder ser retirado para ser usado como uma lanterna!
Perante este momento, a marca romena afima:
A pessoa está imersa na natureza. E para as atividades ao ar livre, nada melhor do que uma superfície de trabalho que possa implantar as suas múltiplas funções em vez da porta traseira.
Os passageiros sentem-se próximos da natureza mantendo-se ligados aos serviços oferecidos pela tecnologia do seu smartphone: simples, eficiente e económico, a abordagem “Traga o seu próprio dispositivo” da Dacia permite que o smartphone seja totalmente integrado no painel de bordo e no computador de bordo. Este sistema já foi proposto em vários modelos da marca e estamos confiantes que continuará a evoluir no futuro.
Para a Dacia, uma das marcas do grupo Renault, o futuro conta com veículos de grandes pneus, que permitam uma grande distância ao solo e uma circulação em todos os tipos de terrenos, assim como tração nas 4 rodas.
O interior do MANIFESTO apresenta características práticas, tais como, capas removíveis nos seus bancos e permite que facilmente todo o seu interior seja lavado com um jato de água corrente, por ser à prova de água, permitindo uma grande poupança de tempo na manutenção do veículo.
O compromisso com o meio ambiente
Este Concept Car possui uma bateria que pode ser removida e facilmente servir de fonte de energia num local de acampamento ou numa casa.
E, para além de se querer difundir com a natureza, o Dacia MANIFESTO tem o objetivo de respeitá-la ao máximo. Por isso, este modelo limita o consumo de energia e utiliza “Starkle” na constituição dos seus plásticos. Este é um tipo de material feito através de polipropileno reciclado, com uma aparência tipicamente salpicada.
Apesar do MANIFESTO não passar de um protótipo da marca com base no futurismo, aquilo que este modelo pretende mostrar e desvendar são algumas das inovações e preocupações ambientais da marca na criação e desenvolvimento dos seus modelos futuros.
Se procuras um Dacia ou outras marcas, vai já a Piscapisca.pt, onde encontras o teu grande amor, sem dar grandes voltas!
Segue-nos nas redes sociais Instagram e Facebook para todos os dias consultares as novidades do setor automóvel.
Consulta a informação completa na página do Guia Automóvel e da Razão Automóvel
Redação e edição de texto por Mariana Marques