As novas cartas de condução trazem novidades.
Ainda se lembram da velhinha carta de condução? Tripartida naquele bonito papel cor de rosa, cheia de anotações, figuras de veículos e selos brancos nas fotos. Portugal, apesar do tudo sempre teve documentos legais muito originais.
As matriculas antigas com fundo preto e com as letras e números em relevo branco davam ao veiculo uma imagem mais singular do que as atuais em fundo branco! Mas com chegada das regras da UE, a nossa individualidade partiu para o baú das recordações.
Não foram só as matriculas que mudaram, a evolução trouxe-nos mais um cartão.
A nova carta de condução tem o tamanho de um cartão de crédito e a informação do cartão de cidadão, arruma-se junto ao cartão dos pontos do combustível que está por trás do cartão do seguro de saúde.
Simples, basta termos tudo organizado pela ordem de necessidade;
Cartão de cidadão, carta de condução, DUA, cartão de saúde, cartão multibanco, cartão das compras, cartão de combustível, etc etc.
A nova carta de condução é um modelo padronizado pelas regras europeias, design melhorado e mais seguro. As novidades principais são para estas:
– Fotografia duplicada
– QR code no verso para leitura da informação, desde que existam equipamentos adequados
– Elementos de segurança apenas visíveis com infravermelhos e ultravioletas
Não precisas de ir trocar a tua carta antiga pela nova, espera pela renovação e nesse momento já irás receber a nova carta. Assegura-te apenas que a tua carta se encontra válida e que não andas ilegal na estrada. As regras para a renovação mantem-se iguais e pode ser feita via IMT Online, no espaço cidadão ou em qualquer parceiro do IMT.
Não te esqueças de teres sempre a tua documentação legal e devidamente atualizada. Não existe atualmente qualquer razão para ser multado por motivos relacionados com os documentos pessoais ou do veiculo.
Se tiraste agora a carta e procuras a tua independência, encontra já o teu carro em PiscaPisca.pt temos o que procuras.
Artigo gentilmente cedido pela Razão Automóvel