Chegou a altura de mudar o óleo do carro, e começas a pensar o quanto poderias poupar na conta da oficina caso fizesses tu mesmo!
Mas como encarnar o papel de mecânico e tentar fazer a manutenção do veículo se não sabes nem por onde começar?
Neste artigo, o Pisca News vem em teu auxílio e ajuda-te a pôr mãos à obra com este pequeno manual de como mudar o óleo do teu automóvel em 5 simples passos.
Vamos a isso?
Passo 1: Antes de mudar o óleo, deves ler o manual de instruções
Parece o passo mais óbvio, e é mesmo importante que o faças. Deves sempre começar por consultar o manual instruções, antes sequer de levantar o capô pois há dados importantes que terás de ter em consideração numa mudança de óleo.
Nomeadamente o intervalo de troca recomendado pelo fabricante, a quantidade de óleo necessária e o tipo de óleo para o motor em causa.
Depois de lidas todas as recomendações, de seguida deves agrupar todas as ferramentas que vais precisar.
A lista é a seguinte:
- Chave de roquete necessária para desapertar o bujão do cárter onde o óleo se encontra;
- Chave específica para desapertar e voltar a apertar o filtro do óleo;
- Recipiente para a recolha do óleo usado;
- Funil para abastecer o óleo novo;
- Luvas para não sujar (demasiado) as mãos;
- Novo óleo e o filtro do óleo — este deve ser trocado sempre que se muda o óleo.
Passo 2: Colocar o carro “a postos”
E agora como retirar o óleo velho? Precisamos da ajuda tão simples como a da gravidade.
Deves então ligar a tua viatura e esperar um momento de modo a deixar o motor funcionar durante algum tempo. Contudo, não muito, apenas o necessário para que o óleo velho não esteja completamente frio, mas também não deve estar excessivamente quente. Assim garantimos fluidez elevada, e segurança ao toque.
A saída do óleo velho acontece pela parte de baixo do motor e para isso basta que eleves o carro de uma forma segura e estável, com ajuda do macaco. Confirma sempre que o carro está nivelado e está travado.
Por baixo do motor, encontras um parafuso de tamanho generoso conhecido como o bujão do óleo, que tem uma borracha de ligação. Esta serve para evitar fugas e também deve ser substituída. Perto do bujão podemos ver ainda um cilindro — dependendo da marca e modelo até pode ser colorido — é o filtro do óleo! Este também deve ser substiuído aquando da mudança de óleo.
Passo 3: Retirar o óleo velho
Coloca o recipiente reservado ao óleo velho por baixo do bujão do óleo. Desaperta devagar este parafuso com uma chave de roquete, sublinhamos o devagar porque assim que começas a aliviar a pressão, o óleo vai começar a sair. Deves deixar cair o bujão para o recipiente em conjunto com a sua junta de borracha. Assim não o perdes e podes limpá-lo, antes de o voltares a colocar no sítio.
Agora é só aguardar! Ainda demora alguns minutos até o óleo sair todo devido à sua viscosidade. É muito importante e é mesmo necessário que o óleo saia mesmo todo — até à última gota.
Depois de teres a certeza que não resta óleo velho, podes usar a chave do filtro para desapertá-lo do seu lugar, fazendo escoar mais um pouco de óleo para o recipiente. Depois disto tudo, é altura de colocar o novo filtro de óleo e voltar a fechar o cárter com o bujão.
Por fim colocas o bujão do óleo no seu lugar, e não te esqueças da borracha que serve de junta pois é graças a ela que são evitadas fugas.
Passo 4: Colocar o óleo novo
Retirado o óleo velho, chega a altura de colocar o óleo novo. Deves começar por abrir o capô e retirar a tampa destinada ao reservatório de óleo. A quantidade a utilizar é a indicada pelo fabricante, e tiveste acesso no livro de instruções se não avançaste o passo 1.
É nesta altura que deves usar o funil que indicamos na lista de materiais a utilizar e pouco a pouco, abastecer o óleo para dentro do depósito do motor.
Passo 5: Verificar o nível de óleo
Fazendo uso da tradicional vareta do óleo, deves verificar se a quantidade abastecida ficou no nível correto. Os automóveis mais recentes têm um indicador digital que pode ser acedido via o painel de instrumentos.
Depois disso, pode então ligar o motor durante uns minutos e verificar se tudo está a funcionar como deve ser e se não existe qualquer tipo de fuga. Se for esse o caso: Parabéns! Mudaste o óleo do carro sem precisar de um mecânico!
O que fazer ao óleo velho?
Deves entrega-lo num centro de reciclagem. De ressalvar que os óleões dos Ecopontos não estão preparados para este tipo de óleo, recebem apenas óleo alimentar.
Por fim aproveita os frutos do teu trabalho para ir passear com o teu carro. Vais notar que está mais silencioso e que o motor até deverá estar com um funcionamento um pouco mais suave e com melhor qualidade!
Tão fácil como mudar o óleo é encontrar o teu próximo carro em PiscaPisca.pt.
Fonte : Razão Automóvel
Equipa Pisca News