Motor a combustão vai continuar, mesmo depois de 2035

Motor a combustão vai continuar mesmo depois de 2035

A Alemanha, principal produtor de automóveis na Europa, sendo também o maior mercado automóvel do continente, acabou por se opor à última da hora, à votação final proposta pela a União Europeia em relação à Norma Euro7  que dita o futuro dos carros com motor a combustão.

Como já tínhamos avançado, havia uma possibilidade dos motores a combustão poderem continuar para lá de 2035, mesmo indo contra a Norma Euro7 que prevê a neutralidade carbónica excluindo mesmo, os combustíveis sintéticos.

A Norma Euro7, proposta pela UE, obrigava a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) a partir de 2035, sendo que todos os carros produzidos nesse ano, teriam de ser zero emissões de gases poluentes.

Ao contrário dos motores térmicos que usam combustível fóssil e, por sua vez, emitem para a atmosfera gases de CO2, os combustíveis sintéticos, terão um potencial de neutralizar essas emissões, mesmo emitindo gases. Este ciclo fechado de CO2, acaba por não contribuir para esse tipo de emissões.

 “Veículos novos com motores de combustão interna poderão ser matriculados após 2035, caso sejam abastecidos exclusivamente com combustíveis neutros em carbono”.

 -Volker Wissing, Ministro dos Transportes Alemão

 

motores a combustão

Este acordo entre a Alemanha e a UE, não põe em causa o acordo inicial que foi aprovado no final de 2022, em que os representantes dos países membros da UE e o parlamento Europeu, decidiram reduzir as emissões para “zero” para automóveis novos a partir de 2035.

Esta exceção aos combustíveis sintéticos neutros de carbono, e-fuels, acaba por ser uma alternativa aos motores térmicos, que sem esta solução, teriam os dias contados. Resta ainda perceber como esta exceção será absorvida na proposta original da UE.

Seja motor a combustão ou elétrico, o PiscaPisca.pt tem a solução.

 

Fonte: Razão Automóvel

 

Equipa Pisca Pisca News