Já temos novo Model Y da Tesla, e as diferenças são para melhor.
Com apenas 10 anos de marca no mercado automóvel, a Tesla, chegou a 2023 com o Model Y a ser o carro mais vendido do mundo, um feito histórico para um automóvel 100% elétrico.
Depois de muito secretismo, tendo como nome de projeto “Juniper”, finalmente conseguimos ver o novo Model Y da Tesla.
Ainda mais qualidade
A versão anterior já por si tinha bastante qualidade, com bastante espaço no seu interior, materiais de isolamento bastante bons, e acima de tudo muita tecnologia que nos ajuda muito no nosso dia a dia ou em viagens mais longas. Desta vez o novo Model Y da Tesla, traz ainda mais qualidade nos seus materiais e acabamentos. Novos bancos redesenhados, agora com ventilação, mantendo os bancos aquecidos e novas funcionalidades.
A qualidade que mais salta a vista, no interior, é sem dúvida a falta do manipulo direito, onde anteriormente dava para ativar o “cruise controle” e acionar o parqueamento (equivalente ao travão de mão). Agora tudo é ainda mais centralizado no enorme painel central.
Quanto ao conforto a nível de suspensão, foram ouvidas as criticas dos proprietários e jornalista, tendo agora uma nova fórmula tal como no seu “gémeo” Model 3, ficando agora, espera-se, com uma suspensão mais acolhedora.


Mais novidades
Com uma frente totalmente revista e com novas óticas, o Model Y da Tesla acaba por ir buscar a inspiração a uma outra criação da Tesla, a Cybertruck. A traseira chama a atenção com a sua nova iluminação que vai de uma ponta à outra da bagageira. Por falar em bagageira, o generoso volume de carga que este modelo tinha, acabou por ficar um pouco menor, perdendo cerca de 20 litros em relação ao modelo anterior.
Por outro lado, os bancos que eram acionados através de um simples toque no botão para rebatimento, mas que caíam, agora são acionados mas de forma automática, sendo um processo mais confortável. Outra das novidades é a luz ambiente interior que mantêm um ambiente personalizado ao teu gosto como no Model 3.
Nos bancos de trás, e na consola onde se encontra a saída de ar para os passageiros traseiros, existe agora, também como no Model 3, um ecrã bastante generoso onde podemos controlar, não só o fluxo de ar condicionado, como toda a parte de entretenimento, Netflix, Youtube, Jogos de consola, etc.
Autonomia
Esta versão especial de lançamento – Launch Edition – baseada no Long Range de tração integral, com dois motores, combina uma potência máxima combinada de 514 cv, para uma bateria de 75 kWh, tudo igual ou se calhar não.
Apesar de parecer igual, o seu desempenho foi melhorado com uma aerodinâmica mais eficiente, o que segundo a Tesla, permite uma subida de 533 Km de autonomia, para, 568 Km, em ciclo combinado WLTP.
Performance e preços
Quanto a performance, o Model Y passou de 5,0s para 4,3s dos 0 aos 100 Km. Por outro lado, passou de 217 km/h para os 201 Km/h de velocidade máxima.
Os preços começam, para esta versão inicial, nos 60 990 euros, e as primeiras entregas estão previstas para o próximo mês de Março.
Fonte: Razão Automóvel, vê o video completo aqui
Equipa Pisca News