IVAucher e AUTOvoucher: Como aderir?

encher o depósito

Certamente já se deparou com estes termos nas últimas semanas, mas ainda deve ter algumas dúvidas em relação à adesão e funcionamento destes apoios financeiros promovidos pelo Governo Português. Neste artigo, deixamos-lhe uma explicação sucinta de como funcionam o IVAucher e o AUTOvoucher e o que deve fazer para aderir.

O que é o IVAucher?

Trata-se de um sistema de incentivos que permite acumular o valor do IVA pago nos três setores mais afetados pela pandemia: o alojamento, a cultura e a restauração.

Pagamentos efetuados com cartão em entidades aderentes permitem obter um reembolso de 50% do valor, o qual será pago no prazo de 2 dias úteis na conta associada ao cartão.

 

O que é o AUTOvoucher?

Entre 10 de novembro de 2021 até 31 de março de 2022, por cada litro de combustível abastecido, recebe um reembolso de 10 cêntimos, com limite máximo de 50 litros mensais. Isto significa que, cada contribuinte aderente pode receber, no máximo, 5 euros por mês na sua conta associada ao cartão utilizado no pagamento, o que se reflete num total de 25 euros até ao final do programa.

Este apoio financeiro surge devido ao aumento do preço dos combustíveis e do seu impacto no rendimento das famílias portuguesas.

 

Como aderir ao AUTOvoucher?

1º) Tem de estar registado na plataforma IVAucher. Caso já esteja registado, não precisa de repetir o processo.

2º) Entre os meses de novembro de 2021 e março de 2022, sempre que abastecer o seu veículo num posto de combustível aderente (consulte a lista aqui), basta efetuar o pagamento com um cartão bancário associado a um dos bancos que aderiram ao programa (a maioria dos bancos em Portugal aderiu), não sendo necessário pedir fatura com número de contribuinte.

3º) O reembolso será feito diretamente na conta bancária do cartão usado no pagamento, no prazo máximo de 2 dias úteis.

 

Escolha já o seu próximo carro em piscapisca.pt e comece a usufruir deste apoio financeiro sempre que abastecer!

 

Para uma explicação mais detalhada, aceda ao artigo completo em Deco Proteste