Inspirado no Futuro: Mercedes-Benz Vision AVTR

mercedes-vision-avtr

Apresentado em Setembro no salão IAA Mobility 2021, na Alemanha, o Mercedes-Benz Vision AVTR é inspirado no futuro e traz a fusão entre o ser humano e o automóvel, apresentando através da tecnologia da Inteligência Artificial, uma experiência totalmente nova no setor automóvel.

Este carro da Mercedes-Benz foi inspirado no filme Avatar de 2009, e nos seres que habitavam o planeta Pandora que se caracterizavam pela sua junção entre ser humano e criaturas místicas. Este veículo foi totalmente criado com base na promoção da sustentabilidade e do bem-estar estar individual e social.

interior-mercedes-avtr

 

Começamos por reparar nos bancos que se estendem até à parte de trás, dando a sensação de estar sentado num sofá lounge. O interior é totalmente diferente dos carros habituais, pois no Vision AVTR não existem pedais, nem volante. O carro é controlado por um joystick esponjoso, que capta o ritmo cardíaco através da palma da mão, criando uma sensação de simbiose entre o automóvel e o indivíduo. Para além disso, o joystick permite realizar os movimentos normais de um carro, como travar, acelerar e virar.

 

bancos-mercedes-avtr

 

Todo o interior (e exterior) é feito com o propósito de remeter para um ambiente calmo e relaxado, e com materiais que não prejudiquem o meio ambiente. A bordo do Vision AVTR, podemos desfrutar de experiências típicas de quando estamos em momentos de lazer na nossa sala de estar ou na internet. Isto acontece porque todo o tabliê funciona como superfície que pode projetar filmes e jogos, ou até a própria estrada.

 

design-mercedes-avtr

 

As rodas apresentam várias particularidades, sendo possível uma rotação máxima de 30º em cada roda, o que permite que o veículo realize movimentos laterais, como se fosse um caranguejo. Para além disso, cada roda dispõe de um motor elétrico, o que faz um total de 4 motores elétricos com 350 kW (475cv) de potência.

Já a bateria do Vision AVTR tem autonomia de 110 kWh, permitindo viagens de 700km com apenas um carregamento. Esta bateria não contém metais raros, funcionando através de uma química inovadora de células orgânicas à base de grafeno que são 100% recicláveis.

 

traseira-mercedes-avtr

Na parte traseira, encontramos ainda 33 válvulas que remetem para escamas de répteis e que se mexem conforme a aceleração longitudinal e transversal do Vision AVTR.

A Mercedes-Benz oferece assim uma inovação no setor automóvel e na possibilidade de criar veículos que “comuniquem” com o ambiente exterior e promovam a tecnologia de condução autónoma.

 

Este artigo foi escrito em parceria com Razão Automóvel