Inspeção Automóvel: tudo o que precisas de saber

A Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) é um dever perante qualquer veículo que circule nas estradas, que assegura que estes o fazem nas melhores condições de segurança. Por isso, todos os cidadãos com veículo próprio, quer seja ligeiro de passageiros ou de mercadorias, tem que realizar uma inspeção periódica ao seu automóvel.

Para evitar chumbar na inspeção e ter que abrir a carteira para resolver os problemas identificados, deves assegurar a manutenção do teu automóvel e fazer uma auto inspeção ao longo do tempo para te certificares que o teu carro está em boas condições. Podes também levar o carro a um mecânico de confiança para fazeres uma pré-inspeção.

Quando é que devo ir à inspeção?

No caso de automóveis ligeiros de passageiros, a inspeção é obrigatória ao fim dos primeiros 4 anos de circulação do veículo, e depois disso, a cada 2 anos. Ao fim de 8 anos a contar desde a primeira matrícula, a inspeção deve ser realizada anualmente. Já no caso dos ligeiros de mercadorias, a inspeção deve ser realizada ao fim de 2 anos após a primeira matrícula, passando depois a ser feita anualmente. Confirma quando tens de realizar a tua próxima inspeção neste simulador do IMT.

Que documentos são necessários?

Apenas precisas de 3 documentos para realizar a inspeção automóvel: o Documento Único Automóvel ou certificado de matrícula (DUA) que inclui o registo da matrícula, o seguro automóvel e a folha da última inspeção, a qual não deve ter anotações do tipo 1 por resolver.

O que vão verificar?

A inspeção automóvel analisa todos os itens constituintes do automóvel. A verificação passa por saber se o veiculo funciona, se os sistemas de iluminação também estão ok, através das luzes de presença, por exemplo. A visibilidade, suspensão, eixos, pneus, sistema de travagem, alinhamento da direção, emissão de CO2, sistema de escape, verificação do estado do chassis e carroçaria são outros dos pontos a verificar. Como equipamentos obrigatórios, os cintos de segurança, pára-brisas, a perda de fluidos e outros equipamentos, tais como o triângulo e colete refletor, são importantíssimos. Desde 2020 que também se tornou obrigatório contar o número de quilómetros entre inspeções para prevenir fraudes a este nível. Assim, o número de quilómetros passa a constar na folha de inspeção e mantém-se obrigatório nas inspeções seguintes.

Reprovei, e agora? Tenho de fazer uma reinspeção?

De acordo com o tipo de veículo e com o motivo, existem vários motivos para reprovar na inspeção automóvel, sendo considerados 3 tipos de reprovação:

Tipo 1: detetadas pequenas deficiências que não afetam gravemente o bom funcionamento do veículo, nem interferem na sua segurança. Desde modo, o veículo pode circular e não é necessário voltar à inspeção para verificar se a reparação foi efetuada.

Um veículo só chumba na inspeção se apresentar mais do que 5 deficiências do Tipo 1. Contudo, se não reparar as deficiências de Tipo 1, na inspeção seguinte estas assumem o grau de deficiência Tipo 2, por isso deves sempre repará-las.

Tipo 2: foram detetadas deficiências que afetam gravemente o funcionamento do veículo e/ou interferem nas condições de segurança e desempenho ambiental. É necessário resolver os problemas e voltar a realizar novamente uma inspeção antes de poder circular com o veículo.

Tipo 3: estas são as deficiências mais graves, que implicam a imobilização imediata do veículo. É necessária nova inspeção quando estas deficiências forem resolvidas para confirmar que tudo foi reparado e está a funcionar em condições.

Quanto custa a inspeção automóvel?

O valor da inspeção automóvel subiu a 1 de janeiro de 2022, passando a custar mais 31 cêntimos para veículos ligeiros de passageiros e mais 47 cêntimos para veículos pesados, comparativamente a 2021. Assim, a inspeção automóvel tem um custo de 31,80€ para veículos ligeiros de passageiros, e um custo de 47,59€ para veículos pesados. Para motos, triciclos ou quadriciclos, o valor a pagar é de 16,01€.

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