Impacto da guerra no mundo automóvel

Durante muitos anos, o mundo habitou-se a uma globalização de bens e serviços entre países, havendo uma interligação e deslocação cada vez maior dos recursos disponíveis em cada país. Isto garantia que a produção era deslocada para locais mais vantajosos, conforme a avaliação constante das economias de clusterização.

Mas, em 2020, vimos esta realidade da globalização de bens e produtos, que parecia garantida, ser afetada e atribulada por uma pandemia mundial.

Em particular, na indústria automóvel e na europa, que sofreu grandes consequências e teve que lidar com vários desafios devido à escassez de materiais essenciais para a produção.

Depois da pandemia, veio a guerra…

Perante uma situação que já não era favorável e estava a causar vários problemas na indústria automóvel, a guerra entre rússia e a Ucrânia veio dificultar ainda mais os desafios deste setor (e de tantos outros).

A guerra na ucrânia, entre a Rússia e este país, que teve inicio no dia 24 de fevereiro, já trouxe inúmeras consequências, tanto a nível social, como a nível económico.

Um dos impactos que se começa a refletir na economia e no setor automóvel é a subida dos preços das matérias-primas, assim como as restrições na circulação de mercadorias.

Visto que a Rússia e a Ucrânia são as principais responsáveis pela exportação de petróleo, de gás natural e de trigo, estes e outros tipos de bens vão começar a sofrer um aumento significativo no seu preço.

Em relação à produção de veículos, certos materiais também vão sofrer um aumento nos preços, como é o caso do alumínio que tem como principal fornecedor a Rússia.

Marcas como a, renault, toyota, mercedes, ou o grupo stellantis, já vieram anunciar que vão parar algumas linhas de produção, e outros fabricantes, como a Volkswagen, o que pode afetar a produção dos elétricos Volkswagen ID.4 e ID.3, assim como a BMW que prevê interrupções na produção de novos modelos, devido à falta de semicondutores, pois estes componentes são da máxima importância para que as fábricas

impacto-guerra

Mercado de carros usados

Desde a pandemia, que o preço dos carros usados tinha aumentado de forma significativa devido à escassez de materiais para a construção de novos veículos, tal como os chips. Em fevereiro, os preços dos usados começaram a sofrer uma correção, com os valores a voltar aos preços pré-pandemia.

Contudo, o que se espera é que continue a haver escassez de carros novos, logo, influencia o preço médio no mercado de carros usados.

 

Mas, em Piscapisca.pt encontras os melhores deals aos melhores preços, por isso corre já antes que esgotem!

 

Consulta a informação completa em Guia Automóvel