História do PiscaPisca.pt: entrevista exclusiva a Paulo Figueiredo

O PiscaPisca.pt, o portal de compra e venda de automóveis usados em Portugal, já se tornou uma referência no setor automóvel. O que começou como um projeto de um website online que servia como uma ferramenta para pesquisa de um carro usado, já se tornou num motor de busca de compra e venda de carros usados. É assim um espaço de confiança para encontrar o carro ideal para qualquer tipo de necessidade do cliente, permitindo experiencias simples e com uma forte aposta na capacidade de decisão do comprador.

Com apenas 2 anos de existência, já ganhou o prémio 5 estrelas de melhor Marketplace Auto em 2021, atingindo desta forma uma satisfação global de 77,7%, destacando-se nos critérios de “inovação”, “intenção de recomendação” e “preço/qualidade”.

A equipa do Pisca Pisca News, o blog oficial do PiscaPisca.pt, que divulga conteúdos e informação atual sobre o setor automóvel, falou com o diretor da marca, Paulo Figueiredo, para descobrir qual a história e quais são os planos futuros do motor de busca de carros usados em Portugal.

paulo figueiredo diretor piscapisca.pt

O Piscapisca.pt já se tornou o motor de busca para todos aqueles que procuram vender ou comprar um carro usado em segurança. Mas, voltando ao nascimento da marca, como surgiu o nome Pisca Pisca? Qual o seu significado?

O nome Pisca Pisca surge do trabalho e parceria em conjunto com a nossa agência. Queríamos um nome ligado ao setor automóvel mas que representasse a mudança de paradigma que queríamos introduzir, nomeadamente o facto de falarmos para todos os géneros e para todos os níveis de conhecimento sobre carros. Partindo dessa mudança de posicionamento chegamos ao nome Pisca Pisca, que é de facto o que usamos no carro para mudar de direção.

Com quase 3 anos da marca, qual é, para si, o momento mais marcante na história da marca?

Temos dois momentos marcantes: o facto de termos lançado a nossa campanha no dia 2 de Março de 2020 – o dia do primeiro caso de COVID em Portugal – o que fez com que 3 semanas depois estivéssemos todos confinados em casa e enfrentarmos o desafio de fazer crescer a marca e o negócio nesse contexto; O 2º momento que destaco é a nossa 1ª vitória no Prémio 5 * para o melhor Marketplace Auto em 2021 porque veio confirmar que o caminho que estávamos a trilhar era o correto.

E, por outro lado, qual foi o maior desafio que a marca já teve de enfrentar?

Claramente o necessitarmos de, num prazo record, colocarmos todas as equipas de desenvolvimento e manutenção da plataforma a trabalhar a partir de casa no início da pandemia. Apenas foi possível pela colaboração e espírito de equipa demonstrado.

O setor automóvel tem enfrentado vários desafios nos últimos tempos. Tendo em conta o panorama atual, como vê este setor daqui a 3 anos?

O setor automóvel está num processo de transformação acelerado. Todo o enquadramento económico atual, fruto da pandemia e da atual guerra, trouxe desafios de curto prazo, mas existem macrotendências que influenciarão o desenho do setor dos próximos anos:

  • A crescente urbanização, nomeadamente o impacto nas vias de comunicação e as possíveis novas soluções de mobilidade integrada;
  • Mudança de estilo de vida: conveniência vs propriedade;
  • Evolução das características do mercado: crescimento dos segmentos Jovens e Séniores; novos modelos de distribuição e de serviço para as marcas;
  • Globalização: o acesso a mercados anteriormente fechados;
  • Impactos ambientais: regulamentação ambiental e foco em soluções energéticas alternativas.

Teremos um mercado cada vez mais digitalizado, mais global e mais focado no serviço e nos novos modelos de propriedade

O blog “Pisca Pisca News” desempenha um papel fundamental na divulgação de notícias sobre a atualidade do setor automóvel. Por isso, qual é a sua importância na estratégia de comunicação da marca Pisca Pisca?

Tem uma importância fundamental. O nosso posicionamento de conselheiro de confiança no setor traz-nos a responsabilidade de partilhar conteúdo útil, informativo e que contribua para acrescentar valor na jornada de venda, de utilização ou de compra de um veículo (e no futuro de qualquer outra solução de mobilidade) . Esse papel será garantido pelo crescimento e divulgação do Pisca Pisca News.

Sabemos que lançar uma marca é sempre um grande desafio. Para si Paulo, o que é que o motiva diariamente a trabalhar para o Pisca Pisca?

Temos uma marca muito especial, com uma equipa de pessoas muito especiais e que trabalha para um objetivo que tem significado: acrescentar valor à vida de compradores e negócio para os nossos parceiros Profissionais. É isto que nos motiva a todos!

Por último, numa visão a longo prazo, como vê o futuro da marca Pisca Pisca?

O Pisca Pisca pretende ser um ecossistema de soluções de mobilidade em que encontramos todos os serviços e produtos facilitadores das necessidades de compradores e vendedores. Este é o objetivo para o qual apontamos.

O PiscaPisca.pt vai continuar a crescer e a desenvolver uma variedade de ferramentas e mudanças adequadas às necessidades dos vendedores e compradores de carros usados em Portugal.

 

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Redação e edição de texto por Mariana Marques