O dia 6 de julho de 2022: esta foi a data escolhida para que as multas por contraordenação grave de excesso de velocidade acabassem. Boas notícias que acrescentam valor por exemplo ao condutor bem como à autoridade nacional de segurança rodoviária que certamente louva todas estas medidas preventivas!
Segundo a Legislação Europeia, todos os veículo fabricados a partir de 6 de julho de 2022, são fabricados com o sistema INTELLIGENT SPEED ASSISTANCE (ISA), o assistente de velocidade inteligente, impondo assim limites de velocoidade. Permitindo assim acabar com o excesso de velocidade causador da maioria dos acidentes e de graves multas por excesso de velocidade.
Este sistema foi concebido para que todos os veículos de passageiros e comerciais evitem a infração de conduzir excedendo o limite de velocidade na condução ficando desta forma mais resguardados das multas por excesso de velocidade. Por consequência, esta ideia, que agora é real, irá evitar também o número de acidentes nas estradas podendo reduzir as colisões em 30% e as mortes devido a acidente rodoviário em 20% caso este sistema esteja ativo. Isso poderá ainda evitar coimas, multa de trânsito e perda de pontos na carta de condução..
Este sistema, que vem ativado por defeito, poderá em todo o caso ser desligado, pois de momento ainda não é obrigatório, algo que a União Europeia irá tentar alterar para que seja obrigatório. Só não é ainda, porque a ACEA (Associação Europeia dos Construtores Automóveis) impediu que acontecesse, pois seria desinteressante para os veículos mais potentes do mercado, na maioria Alemães, impor estes limites de velocidade.
Como funciona o ISA?
O ISA consegue identificar o local e a velocidade permitida para essa mesma zona, de acordo com o código da estrada através de uma câmara que identifica os sinais de trânsito, bem como a sua localização GPS para ser ainda mais eficaz, levando o motor a reduzir a sua potência e velocidade do veículo, por exemplo dentro das localidades, a indicação será para reduzir . Já numa situação de emergência, o sistema permite que a velocidade possa ser ultrapassada pelo condutor momentaneamente, pelo motivo de por exemplo realizar de uma manobra de ultrapassagem.
Seja antes ou depois de dia 6 de julho, pesquisa já o teu novo carro em PiscaPisca.pt
Consulta a informação completa em Observador
Redação de texto por Marco Janeiro
Edição de texto por Mariana Marques