O segmento dos SUVs é, sem dúvida, a grande tendência da moda que veio para ficar. É impossível andar na estrada sem nos cruzarmos com um SUV ao longo do caminho.
Os SUV são carros com uma altura ao solo um pouco maior em relação a um carro dito normal, estes carros têm a capacidade de enveredar por outros caminhos mais atribulados, mantendo o conforto e todos os extras que um carro possa ter.
Mas, apesar da grande procura por este segmento de automóveis, há quem esteja contra os SUVs e os queira extinguir em nome do meio ambiente.
Tyre Extinguishers
Os Tyre Extinguishers são um grupo que se auto intitula como grupo ambientalista, e que tem um único objetivo: encontrar automóveis do segmento dos SUVs e esvaziar-lhes os pneus.
Este grupo existe desde março de 2022 e tem aumentado os seus adeptos ao longo do tempo. O grupo já tem um website oficial no qual se pode ler a forma como se apresentam:
“Somos pessoas de todas as esferas da vida e temos um único objetivo: tornar impossível possuir um enorme e poluente 4×4 nas áreas urbanas de todo o mundo. Estamos a defender-nos contra as mudanças climáticas, a poluição do ar e condutores inseguros”
Os Tyre Extinguishers descrevem no seu website as razões para esta prática, entre as quais que os SUVs apresentam problemas para a saúde, segurança pública e para o clima. Isto acontece pelo facto dos SUVs serem carros maiores e mais pesados, o que consequentemente leva a que sejam mais poluentes e com maiores gastos de combustível.
Este movimento, inicialmente criado no Reino Unido, já atraiu várias pessoas em diversos países, entre os quais na Alemanha, Áustria, Canadá, Estados Unidos da América, França, Nova Zelândia, Suécia e Suíça. Até agora, ainda não se verificou nenhum caso destes em Portugal.
No seu website, os Tyre Extinguishers explicam como se tornar parte do movimento e o processo de esvaziar os pneus, assim como as regras para quem se quiser tornar um Tyre Extinguishers.
O procedimento consiste em esvaziar os 4 pneus do SUV e por fim, deixar um folheto no para-brisas para informar o proprietário do veículo que o carro não está em condições de circular. Neste folheto, é ainda explicado as razões de terem sido esvaziados os pneus do veículo, complementando com a frase “Vais ficar com raiva, mas não leves a peito. Não és tu, é o teu carro”.
Consulta a informação completa em Razão Automóvel
Redação e edição de texto por Mariana Marques