Fórmula E: o campeonato do futuro

A Fórmula E é um campeonato de corridas de automóveis que tem como principal atrativo os veículos, que neste caso são movidos a eletricidade.

Um dos campeões mundiais é português, de seu nome, António Félix da Costa, um dos nossos embaixadores do Pisca Pisca, tendo conquistado este título em 2019/2020.

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António Félix da Costa, embaixador do Pisca Pisca

As bases deste campeonato são idênticas às da Formula 1, com algumas diferenças que vamos explicar de seguida.

Então, na Formula E, o campeonato rege-se por dois títulos à parte: um dedicado aos pilotos e outro dedicado às equipas.

No campeonato de pilotos, este é conquistado por qualquer piloto que tenha acumulado mais pontos durante os sete meses de temporada. Já no campeonato por equipas, é decidido o vencedor calculando-se as pontuações dos dois pilotos de cada equipa ao longo da temporada.

Como funciona o sistema de pontuação?

Na Fórmula E, o sistema de pontuação é seguido pelo sistema padrão das competições sancionadas pela FIA, entregando os pontos aos 10 primeiros classificados:

  1.  25 pontos
  2.  18 pontos
  3.  15 pontos
  4.  12 pontos
  5.  10 pontos
  6.  8 pontos
  7.  6 pontos
  8.  4 pontos
  9.  2 pontos
  10.  1 ponto

Outra particularidade da Fórmula E são os pontos adicionais atribuídos pela Julius Baer Pole Position e pela volta mais rápida no treino de classificação e na corrida.

O piloto que sai na frente da corrida (Julius Baer Pole Position) ganha três pontos extras, e o piloto que obtiver a volta mais rápida durante a classificação recebe um ponto adicional.

Durante a corrida, o piloto com a volta mais rápida também recebe um ponto adicional. No entanto, o piloto deve terminar nos primeiros 10 classificados para receber um ponto extra pela volta mais rápida. Já o piloto que faça a segunda volta mais rápida e que fique entre os 10 primeiros classificados, também recebe um ponto extra.

E qual é o formato da corrida?

Quanto ao formato da corrida, as diferenças são notórias, tais como:

  • Shakedown – Os carros rolam a velocidades baixas, basicamente para reconhecimento da pista, sendo levado em conta os comentários dos pilotos no briefing numa primeira abordagem num primeiro dia.
  • Potência limitada a 110 KW (+/- 150 Cv)
  • Treino Livre – Sessão de dois treinos de 30 minutos cada, em que, pela primeira vez, os treinos são cronometrados, sem contar para a o resultado final
  • Potência total disponível 250 KW (+/- 340 Cv)

Formato de treinos para classificação da prova

 

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Como podem verificar, os pilotos são divididos em 2 grupos, ordenados por a posição em que se encontram na atual classificação do campeonato mundial de pilotos, estando disponível a potencia de 220 KW (+/- 300 Cv), para todos, numa sessão de treinos cronometrados de 10 minutos.

Este é só mais uma das muitas curiosidades que esta prova tanto nos dá e a qual se diferencia quanto à tradicional Fórmula 1.

Para ficares a saber mais sobre esta importante corrida da FIA em que o futuro é já hoje, vê todos os detalhes e pilotos do mundial de Fórmula E em FIA.

Para além disso, acompanha o nosso piloto português António Félix da Costa no instagram para um novo título mundial, votando já na Fanboost para lhe dar ainda mais força nesta nova corrida.