Não há dúvida que os carros elétricos têm claras vantagens ambientais e económicas e são cada vez mais uma opção procurada por quem pretende adquirir um novo veículo.,
Mas, sabias que:
Num cenário de incêndio, as baterias destes carros podem ser foco de incandescência? Devido à a sua inconstância, podem demorar até 48 horas para serem totalmente extintos.
Estes são alguns factos que despertam importantes questões de segurança.
Perante um cenário de incêndio, em que segundo os especialistas o agente a utilizar para o extinguir deverá ser água em abundância (e que é cada vez um bem mais escasso) torna-se urgente uma forma revolucionária que permita não só extinguir o fogo de forma mais rápida, eficaz e segura, bem como proporcionar a poupança de um bem tão precioso como a água.
Neste cenário, os noruegueses da Bridgehill desenvolveram uma solução prática, segura e fácil de utilizar: o Fire Blanket.
O que é o Fire Blanket?
O Fire Blanket é uma espécie de manta gigante que cobre o veículo em chamas, impedindo desta forma a propagação do fogo, sem utilizar uma única gota de água.
Vários testes realizados pelos bombeiros de Saragoça, em Espanha, comprovam a sua eficácia. O fogo foi provocado em ambiente controlado sob o compartimento da bateria de um carro elétrico, elevando a sua temperatura a mais de 1.000 graus Celcius. Após a colocação do Fire Blanket , os bombeiros constataram que o seu efeito é praticamente imediato, baixando a temperatura de forma constante e levando à extinção completa do incêndio.
Este novo método de extinção dos fogos em carros elétricos demonstra a tecnologia e a inovação ao serviço do ambiente e segurança.
Se também gostavas de ter um carro elétrico, procura em Piscapisca.pt o carro ideal para ti!
Fontes: Motor24 ; Observador
Redação de texto por Sílvia Reis
Edição de texto por Mariana Marques